Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

10 Abril de 2020 | 13h53 - Actualizado em 10 Abril de 2020 | 13h53

Covid-19: Mais de cinquenta pessoas em quarentena

Cuito - Cinquenta e sete cidadãos, provenientes de Luanda, continuam em quarentena institucional e domiciliar, na província do Bié, informou à imprensa, quinta-feira, no município do Chitembo, o director do Gabinete Provincial da Saúde, João Campos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bié: Director provincial da Saúde, João Campos

Foto: Bartolomeu do Nascimento

De 24 de Março até a presente data, 106 pacientes estiveram em quarentena institucional e domiciliar, dos quais 49  foram já autorizados a deixar de cumprir essa regra, após 14 dias,  por não apresentarem sinais e sintomas da pandemia, disse ainda a fonte.

O responsável sublinhou que dos 57 cidadãos, 14 encontram-se em quarentena institucional no município do Chinguar, 75 quilómetros a sudeste da capital biena, e os restantes em quarentena domiciliar concretamente no Andulo (6), Camacupa (27) e Cuito com 10 cidadãos, igualmente provenientes da província de Luanda.

João Campos lembrou que Angola mantém o registo de 19 casos positivos confirmados, dos quais dois recuperados e duas mortes, facto que obriga colocar em quarentena todos os cidadãos, para descartar o contágio da pandemia na região.

No quadro das estratégias de combate à Covid-19, foram capacitados mais de 100 técnicos de diversos hospitais, assim como efectivos da Polícia Nacional e da Forças Armadas Angolanas (FAA) e activistas da Cruz Vermelha de Angola (CVA).

Foi ainda reforçada a vigilância epidemiológica para a busca activa de possíveis casos nas comunidades. 

João campos reafirmou ainda que o Bié não dispõem de testes laboratoriais, até ao presente momento, salientando que em casos suspeitos são recolhidas amostras e enviadas ao Laboratório do Instituto Nacional de Investigação de Saúde em Luanda.

Segundo ele, a província, com um milhão, 455 mil 255 habitantes, tem quatro ventiladores, sendo dois fixos e dois portáteis, visando atender eventuais doentes com covid-19, caso apresente complicações respiratórias graves.

Igualmente, a Direcção da Saúde tem ainda 360 fatos, mais de mil batas, máscaras e luvas especificamente para os técnicos que vão trabalhar no Centro de quarentena e área de tratamento.

Assuntos Província » Bié   Saúde  

Leia também
  • 10/04/2020 13:46:07

    Covid-19: Sociedade civil doa bens diversos

    Benguela - A Comissão Provincial Multissectorial de Combate à Covid-19 em Benguela recebeu, nesta quinta-feira, diverso material de protecção e higienização contra essa pandemia, numa oferta de três entidades colectivas desta urbe, no quadro das acções de solidariedade que visam a mitigação das probabilidades de propagação da doença.

  • 10/04/2020 13:33:27

    Covid-19: Chineses e angolanos condenados por desobediência

    Lobito - Quatro cidadãos chineses e um angolano, pertencentes a empresa “Calçado Estrela”, foram condenados, com penas que vão de três dias a dois meses, pelo Tribunal de Comarca do Lobito, na província de Benguela, pelo crime de desobediência.

  • 10/04/2020 13:04:36

    COVID-19: Empresários na Lunda Sul apoiam famílias

    Saurimo - Três empresários do município de Saurimo, província da Lunda Sul, entregaram hoje, sexta-feira, ao governo local quatro toneladas de bens diversos com vista a ajudar as famílias mais carenciadas, no âmbito das medidas de prevenção e contenção da pandemia da covid-19.