Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

29 Abril de 2020 | 20h09 - Actualizado em 29 Abril de 2020 | 20h09

Aumentam casos de malária na província Bengo

Caxito - Os casos de malária na província do Bengo aumentaram de 60 mil para 65 mil e 668, no primeiro trimestre deste ano, comparativamente a igual período de 2019.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à imprensa, a directora do Gabinete Provincial da Saúde do Bengo, Victória Cambuanda, disse que nesse período foram notificadas 78 mortes (mais oito comparativamente a igual período de 2019). Dande com 18 mil casos e Nambuangongo com 16 mil são os municípios com maior número de ocorrências.

Está  na base do aumento, disse o responsável, a falta de consciencialização da população sobre as medidas de prevenção da doença como a utilização do mosquiteiro, bem como o débil saneamento básico nas comunidades.

A responsável disse que vão continuar a trabalhar na sensibilização e mobilização da população, contando com o apoio das comissões de moradores e dos técnicos de saúde.

Apercebendo-se, com alguma preocupação, do aumento de casos de malária na província, a governadora do Bengo, Mara Quiosa, entregou hoje ao Gabinete Provincial da Saúde equipamento para ajudar a combater o vector da doença nos seis municípios da província.

Na ocasião foram entregues mil e 500 mosquiteiros, 12 pulverizadores, 120 litros de cipermetrina, 120 máscaras N95, 12 fatos de protecção e dois mil folhetos informativos.

Segundo a governadora, há nessa altura uma preocupação com a pandemia da covid-19, mas é importante não negligenciar as outras patologias, principalmente a malária que continua a ser a principal causa de morte a nível no país.

A 25 de Abril foi celebrado o Dia Mundial da Luta Contra a Malária, instituído em 2007, durante uma sessão da assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objectivo de relembrar a existência da malária e incentivar o esforço global na luta contra a doença.

Assuntos Malária   Província » Bengo  

Leia também
  • 20/04/2020 13:53:41

    Profissionais da saúde do Bengo em formação

    Caxito - Duzentos e vinte profissionais da saúde dos seis municípios da província do Bengo estão a ser capacitados, no âmbito da implementação do plano de contingência e resposta da Covid-19.

  • 17/04/2020 17:41:15

    Malária mata 28 crianças no município de Chicomba

    Chicomba - Vinte e oito crianças menores de cinco anos de idade morreram no primeiro trimestre deste ano vítimas de malária no município de Chicomba, província da Huíla, num universo de oito mil e 360 casos da doença diagnosticados.

  • 04/04/2020 18:35:27

    Covid-19: Governo do Bengo entrega material de biossegurança

    Caxito- O governo do Bengo entregou hoje, sábado, ao Gabinete provincial da Saúde um lote de material de prevenção e biossegurança para o combate a pandemia do Covid-19.