Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Maio de 2020 | 12h51 - Actualizado em 16 Maio de 2020 | 12h51

Covid-19: Dezoito cidadãos em quarentena em Malanje

Malanje- Dezoito cidadãos, entre os quais um namibiano, provenientes de Luanda nos últimos dias, violando a cerca sanitária, foram colocados em quarentena domiciliar e institucional, sob controlo das autoridades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o director do Gabinete Provincial da Saúde, Avantino Sebastião, que falava durante uma visita de deputados do MPLA aos centros de quarentena e de tratamento dos casos da covid-19, nos bairros Culamixito e Cahala, os referidos cidadãos foram submetidos a testes da covid-19.

As amostras foram enviadas nos últimos dias ao Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS) em Luanda e aguardam pelos resultados.

Com estes 18 testes enviados, segundo disse, contabiliza-se 28 amostras em processamento em Luanda.

Por outro lado, disse que a comissão provincial de resposta à covid-19, através das forças de ordem e segurança, tem endurecido as medidas de controlo nas comunidades, para evitar desobediência ao Estado de Emergência.

Por sua vez, o coordenador do núcleo de deputados de Malanje, Alfredo Junqueira Dala, destacou a estratégia de resposta à pandemia ao nível do país e da província em particular, que embora não tenha registo casos positivos criou as condições possíveis para fazer face à doença.

O parlamentar lamentou a postura de alguns cidadãos que, na sua óptica, ainda não compreenderam a gravidade da pandemia, pelo que aconselhou a massificação das campanhas de sensibilização comunitária com apoio das autoridades tradicionais e juvenis, de modo a serem observadas as medidas de biossegurança, isolamento social, entre outras, destinadas a travar a propagação do vírus.

A jornada dos deputados culminou com a visita ao ponto de rastreio do Coronavírus no município de Cangandala, que liga as províncias de Malanje e Cuanza sul.

Assuntos Província » Malanje  

Leia também
  • 14/05/2020 14:58:27

    Covid-19: "Patrulha Stop Covid-19" chega a Malanje

    Malanje - A campanha intensiva de sensibilização da população sobre a covid-19, denominada "Patrulha Stop Covid-19", levada a cabo pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ), no país, já chegou na província de Malanje, com vista a contribuir para a expansão das medidas de prevenção da pandemia.

  • 14/05/2020 12:26:00

    Tuberculose mata 20 pessoas este ano em Malanje

    Malanje - Vinte pessoas morreram de tuberculose este ano em Malanje, um aumento de sete casos em relação ao igual período de 2019, informou quarta-feira, o supervisor do programa de luta contra a doença, Luís Quissunge.

  • 13/05/2020 11:39:21

    Covid-19: Fiéis adventistas condenados

    Malanje - Dez fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia foram julgados sumariamente e condenados, terça-feira, pelo Tribunal Provincial de Malanje a pena única de um mês e 15 dias de prisão, por desobediência ao Estado de Emergência.