Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

20 Maio de 2020 | 16h54 - Actualizado em 20 Maio de 2020 | 16h54

Hospital do Zaire reforçado com bolsas de sangue

Mbanza Kongo - Quarenta bolsas de sangue foram doadas, nesta quarta-feira, ao centro de hemoterapia do Hospital Provincial do Zaire (HPZ), em Mbanza Kongo, numa iniciativa do secretariado local da JMPLA.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sangue

Foto: Vilinga

Na ocasião, o director daquela unidade sanitária na região, Domingos da Silva, disse que a ajuda surge em momento oportuno, tendo em conta que o hospital regista, diariamente, cerca de 20 casos de transfusão de sangue, com maior incidência para crianças menores de cinco anos, por causa da malária.

Afirmou que nos últimos meses as reservas de sangue no centro de hemoterapia do hospital provincial reduziram (sem avançar números), significativamente, por falta de dadores voluntários e permanentes, tendo solicitado o apoio das demais organizações e associações juvenis para o efeito.

Informou que, muitas vezes, em casos de urgência de transfusão de sangue recorrem aos familiares dos pacientes para doarem este líquido indispensável para a vida humana.

Por sua vez, o primeiro secretário provincial da JMPLA, Agostinho Zantoto, disse que, apesar de o país estar a viver um regime de excepção provocado pela covid-19, os angolanos continuam a procurar os serviços de saúde, daí a preocupação da sua organização em doar sangue para salvar vidas.

O centro de hemoterapia do hospital provincial do Zaire tem a capacidade de armazenar mil bolsas de sangue.

Leia também
  • 18/05/2020 15:04:14

    Apreendido lote de medicamento no Luvo

    Mbanza Kongo - Oitocentas e 40 ampolas de dipirona que estavam a ser contrabandeadas para a República Democrática do Congo foram apreendidas domingo pela Polícia Nacional na comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire.

  • 12/05/2020 18:57:58

    Covid-19: Dezasseis cidadãos cumprem quarentena domiciliar

    Mbanza Kongo - Dezasseis cidadãos nacionais vindos de Luanda, nos últimos quatro dias, cumprem quarentena domiciliar na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, por violação da cerca sanitária imposta como medida de prevenção e combate à covid-19.

  • 12/05/2020 18:53:02

    Responsável encoraja enfermeiros para a humanização

    Menongue - A presidente da Ordem dos Enfermeiros no Cuando Cubango, Adelaide Ngueve, encorajou, nesta terça-feira, os enfermeiros a reforçarem serviços humanizados no atendimento e tratamento de doentes.