Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

26 Maio de 2020 | 22h47 - Actualizado em 26 Maio de 2020 | 22h46

COVID - 19: Moxico recebe material de biossegurança e medicamentos

Luena - Vinte e uma toneladas de material de biossegurança e medicamentos diversos foram entregues nesta terça - feira, no Luena, ao governo do Moxico, para reforçar a prevenção e o combate da covid - 19 e outras patologias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Composto por máscaras, fatos, botas, termómetros, antibióticos, soros, entre outros fármacos, o lote foi entregue pelo secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

No acto de entrega, Frango Mufinda disse que o material hospitalar visa acautelar a situação vigente no país e criar a reserva para cabalmente responder a covid – 19.

O responsável disse ter feito o levantamento de algumas necessidades do sector de saúde, tais como a questão de ventiladores, formação dos técnicos e acesso ao oxigénio, para o tratamento de prováveis casos da covid - 19.

A necessidade de manutenção da fábrica de oxigénio do Hospital Geral do Moxico (HGM) foi também manifestada pelo secretário do estado, explicando que deve haver uma independência em termos de enchimento das garrafas de oxigénio, para poder fazer face a possíveis casos de pandemia.

Reconheceu, por outro lado, a insuficiência de recursos humanos, factor que inviabiliza o funcionamento normal dos cuidados de saúde, a nível das unidades hospitalares desta província.

“Moxico em termos de infra-estruturas e tecnologias está bem servida, enquanto província”, frisou, reconhecendo que há ausência de pessoas qualificadas para poder manusear a tecnologia existente e atender com dignidade a população.

Quanto a escassez de alguns medicamentos nos hospitais para dar resposta as enfermidades que assolam a província, sugeriu que o governo local, o gabinete provincial e as direcções municipais de saúde devem envidar esforços para poder responder a demanda.

Por seu turno, o vice – governador provincial para a área política, económica e social, Victor Silva, disse que os meios chegaram num momento oportuno, visto que vão contribuir na prevenção e combate do novo corona vírus e outras epidemias.

Apontou a malária, doenças respiratórias agudas (DRA), doenças diarreicas agudas, como as patologias mais frequentes na região nesta época do ano.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 18/05/2020 18:14:23

    Covid -19: Saúde pública forma mais de 50 técnicos nos Bundas

    Luena - Cinquenta e sete profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico terapeuta e efectivos da Polícia de Guarda Fronteira (PGF), foram, nesta segunda-feira, formados em matérias de gestão, manejo de material de biossegurança e resposta psicológica em casos de covid-19, na vila do Lumbala Nguimbo, município dos Bundas (Moxico).

  • 11/05/2020 15:35:01

    Covid - 19: Médicos cubanos reforçam unidades sanitárias do Moxico

    Luena - Dez médicos cubanos especializados em medicina familiar, epidemiologia e estatística vão reforçar a partir de hoje, segunda - feira, as unidades sanitárias da província do Moxico, no âmbito do combate c à pandemia da covid - 19.

  • 05/05/2020 12:36:15

    Covid-19: Atelier Visão de Águia oferece duas mil máscaras

    Luena - Duas mil máscaras faciais confeccionadas com tecido de algodão foram oferecidas, nesta terça-feira, pela atelier "Visão de Águia”, aos vendedores do mercado municipal e mercados informais, para prevenir a contaminação da covid - 19.