Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

26 Maio de 2020 | 16h27 - Actualizado em 26 Maio de 2020 | 18h18

Covid-19: Sanatório de Malanje carece de meios de biossegurança

Malanje - O Sanatório Provincial de Malanje carece de meios de biossegurança para fazer face as medidas de prevenção da covid-19 por parte dos técnicos em serviço e pacientes internados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cidade de Malanje

Foto: Pedro Parente

A informação foi dada hoje, terça-feira, pelo médico chefe interno especializado da referida unidade, Barros João Bernardo, realçando que até então a aquisição e abastecimento dos equipamentos de biossegurança era regular, mas fruto da procura por parte de todas as unidades sanitárias e dos cidadãos, os mesmos tendem a escassear.

Explicou que as máscaras e batas descartáveis, entre outros meios, já não satisfazem a demanda, daí a necessidade de se inverter o quadro, sendo que o momento actual exige stocks suficientes desses meios.

O médico explicou que são atendidos, em média, 46 pacientes por dia, número inferior em relação aos últimos tempos, antes da entrada em vigor do Estado de Emergência, mas ainda assim a capacidade de atendimento em meios de biossegurança reduziu.

Fez saber que a unidade hospitalar conta, actualmente, com seis médicos, dos quais quatro nacionais, um russo e um cubano, bem como 122 enfermeiros, mas ainda insuficientes para dar atender os pacientes, já que, o quadro orgânico prevê 200 enfermeiros e 16 médicos.

Por outro lado, disse que para prevenir eventuais casos de covid-19, foi criada uma área de observação ao paciente, antes das consultas, e em caso de suspeição, o doente é encaminhado para o Hospital Regional de Malanje para testagem do novo coronavírus, antes de seguir tratamento de tuberculose.

Actualmente o sanatório conta com 185 pacientes internados, dos quais 131 com tuberculose. No primeiro trimestre deste ano registou o abandono da medicação por parte de 35 doentes e a morte de 20 outros (mais sete em relação ao período homólogo de  2019).

Assuntos Província » Malanje   Saúde  

Leia também
  • 26/05/2020 16:03:58

    Huíla estende bancos de sangue para sete municípios

    Lubango - A província da Huíla tem agora oito bancos de sangue, com a extensão dos serviços de hemoterapia para sete dos 14 municípios da região, informou hoje a directora da saúde, Luciana Guimarães.

  • 25/05/2020 23:11:38

    Covid-19: Facturas de luz e água pagas até Julho

    Luanda - Os consumidores deverão regularizar as contas em atraso dos serviços de energia e água referentes ao período do Estado de Emergência (últimos 60 dias) até 26 de Julho próximo (60 dias), informou hoje o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.

  • 25/05/2020 20:10:59

    Covid-19: Angola com mais um caso positivo

    Luanda - Angola registou mais um caso positivo de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 70 o número de pessoas infectadas pela doença.