Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

29 Maio de 2020 | 16h06 - Actualizado em 29 Maio de 2020 | 16h53

Covid-19: Testes no Huambo dependem da instalação de software

Huambo - O início dos testes da covid-19 na província do Huambo, a partir de aparelhos do tipo "Genexpert", está a depender da instalação de softwares compatíveis, por se tratar de um equipamento que serve igualmente para detectar casos de tuberculose.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lucas António Nhamba, Porta-voz da Comissão Multi-sectorial de Prevenção da Covid-19 no Huambo

Foto: Aurélio Janeiro Sacalei Soi

O facto foi dado a conhecer esta sexta-feira, em conferência de imprensa, pelo porta-voz da Comissão Multi-sectorial local de Prevenção a esta pandemia, Lucas António Nhamba, salientando que a província dispõe de quatro aparelhos do género.

Segundo o responsável, trata-se de um aparelho validado internacionalmente para a testagem da covid-19, daí a razão de estar a aguardar apenas pela chegada de um grupo de técnicos do Ministério da Saúde, para a calibragem e actualização do software, para dar início ao processo de testagem local.

No planalto central, habitado por dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, foram colhidas 77 amostras a cidadãos que estiveram, em Março último, em países com forte incidência de contaminação da covid-19, que após testes nos laboratórios centrais em Luanda (capital do país), 68 tiveram resultado negativo, enquanto outras nove estão em processamento.

Neste sentido, o também director do Gabinete da Saúde disse que a colecta de amostras e a consequente testagem localmente constitui uma mais-valia, sobretudo, quanto a redução dos custos com o envio aos laboratórios centrais de Luanda.

Noutra parte da conferência de imprensa, Lucas António Nhamba referiu que as instituições universitárias públicas e privadas colocaram à disposição da Comissão Multi-sectorial um grupo de estudantes dos cursos de saúde do 3º ao 6º ano, para a integração das equipas de saúde, para fazerem face aos desafios epidemiológicos da covid-19.

Acrescentou que este trabalho começou com os estudantes dos cursos de saúde e análises clínicas do Instituto Superior Politécnico de Humanidades e Tecnologias – Ekuikui II (ISUPE), instituição privada que disponibilizou um grupo de estudantes dos cursos de Enfermagem e Análises Clínicas que, na quinta-feira, fizeram sensibilização porta-a-porta.

Psicólogos e os desafios da Covid-19

Paralelamente, o coordenador do grupo técnico de psicólogos nesta província, Domingos João Fernandes, informou que, no período de 27 de Março à presente data, foram formados em matérias de gestão de risco 328 pessoas expostas a possíveis contágios, entre profissionais de saúde, jornalistas, membros do Governo e dos órgãos de defesa e segurança.

De igual modo, foram sensibilizadas em matérias de psico-educação 2.285 pessoas sobre gestão do pensamento e de emoções em tempos de pandemia, além do acompanhamento a 44 crianças do Centro Sementes do Futuro, na sua maioria, recolhidas da vida pública nesta fase de prevenção da covid-19, entre outras acções.

O Sistema de Saúde na província do Huambo conta com 249 unidades sanitárias, num universo de duas mil e 126 camas em diversas enfermarias e 14 na Unidade de Tratamentos Intensivos (UTI), onde trabalham 308 médicos, três mil e 639 enfermeiros, 467 técnicos de diagnósticos e terapeuta, assim como 825 administrativos, além de outros profissionais indispensáveis para o seu normal funcionamento.

Assuntos Província » Huambo   Saúde  

Leia também
  • 30/05/2020 22:24:51

    Covid-19: Última semana de Maio "em caos"

    Luanda - Vinte e um novos casos positivos de covid-19 foram diagnosticados nos últimos sete dias, registando-se um incremento de mais 18 doentes, comparativamente ao período igual anterior, constituindo assim o ciclo semanal "mais caótico" até ao momento.

  • 29/05/2020 19:35:24

    Covid-19: Bebé de um mês entre os quatro novos casos positivos

    Luanda - Um bebé de um mês faz parte dos quatro novos casos positivos da covid-19 registados em Angola nas últimas 24 horas, anunciou hoje (sexta-feira) o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

  • 29/05/2020 17:40:20

    Hospital Materno Infantil Avô Kumbi recebe medicamentos

    Luanda - Dez toneladas de medicamentos foram doados nesta sexta-feira ao Hospital Materno Infantil do Avô Kumbi, no município luandense do Kilamba Kiaxi, para fazer fase à escassez de fármacos na unidade sanitária.

  • 29/05/2020 16:54:54

    Covid-19: Cuemba emprega 4 milhões de kwanzas no combate à pandemia

    Cuemba: Quatro milhões de kwanzas é o montante empregue, até ao momento, pela Administração Municipal do Cuemba, no Bié, no combate à covid-19, desde o registo dos primeiros casos positivos da doença no país.