Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

25 Maio de 2020 | 16h56 - Actualizado em 25 Maio de 2020 | 17h41

Hospital Missionário do Vouga em reabilitação

Cunhinga - O Hospital Missionário do Vouga, no município do Cunhinga, província do Bié, está a ser reabilitado e apetrechado, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para o efeito, o governo da província do Bié disponibilizou 529 milhões e 863 mil e 179 kwanzas.

Depois de reabilitada, a infra-estrutura terá capacidade para 300 camas.

A empreitada consistirá na revisão total da cobertura, aplicação de novas portas, janelas e tecto falso, novos mosaicos e azulejos, revisão e substituição da rede de água potável, esgoto, energia eléctrica e outros trabalhos externos.

O seu director, Pedro Mango, em declarações, nesta segunda-feira, à Angop, informou que a unidade carece também de pelo menos 20 novos enfermeiros.

Conta com  21 quadros, dos quais cinco médicos expatriados de diversas especialidades e um nacional, entre outros.

Actualmente, de acordo com Pedro Mango, apenas 170 camas estão em funcionamento face ao seu estado obsoleto, recebendo pacientes dos municípios de Camacupa, Nhârea, Cuemba, Andulo (Bié) e Mungo, este último na província do Huambo.

O responsável informou na ocasião, a paralisação dos serviços de ortopedia por falta de especialitas, estando em pleno funcionamento os serviços de Raio X, hemoterapia e outros não menos importantes.

O Hospital Missionário do Vouga foi construído em 1954 a mando do então padre Manuel Garcia, para atender não só nacionais, como pacientes de outras regiões de África. Em 2014 beneficiou de remodelação.

Assuntos Obras   Província » Bié  

Leia também
  • 25/05/2020 16:05:59

    Hemoterapia do Andulo ganha reforço de sangue

    Andulo - Catorze mil 850 mililitros de sangue, correspondentes a 33 balões, foram doados, nesta segunda-feira, a Hemoterapia do Município do Andulo, a 130 quilómetros a Norte da cidade do Cuito, província do Bié.

  • 23/05/2020 15:44:26

    Andulo regista aumento de mortes por malária

    Cuito - As autoridades sanitárias do município do Andulo, província do Bié, registaram, de Janeiro a Abril do ano em curso, 105 mortes por malária, um aumento de 65 em relação a igual época anterior, informou hoje o director local da saúde, José Cambuta.

  • 22/05/2020 13:02:15

    Serviços do Hospital do Bié transferidos para local provisório

    Cuito - Os serviços do Hospital Central do Bié estão a ser prestados em instalações provisórias devido ao arranque das obras de reabilitação desta unidade hospitalar, previsto para este mês.