Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

25 Maio de 2020 | 16h19 - Actualizado em 29 Maio de 2020 | 11h20

Médico cubano reafirma compromisso na formação

Cuvango - O reforço das capacidades, competências e habilidades dos técnicos de saúde do Cuvango, na província da Huíla, é uma das prioridades do médico cubano, afirmou, nesta segunda-feira, o coordenador da Antex para a região Sul e Oeste de Angola, Fidel Fagundo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huila: Fidel Fagundo, Médico Cubano

Foto: Morais Silva

O responsável fez esta afirmação durante um encontro com o administrador municipal, Luís Marcelo Cambinda Ndala, no qual foram abordadas as condições de acomodação do médico colocado no Cuvango, reafirmando que a maior preocupação prende-se com o facto de se potenciar os técnicos locais para melhor desempenharem o seu trabalho.

De acordo com o médico, existe um “exército” de médicos cubanos a trabalhar em Angola, sobretudo nos municípios, onde é mais solicitada a sua presença, disponíveis para o desenvolvimento da sua actividade, em colaboração e com o devido apoio dos técnicos de saúde locais.

Fidel Fagundo enalteceu o tratamento prestado ao especialista cubano colocado no município, fez uma breve análise sobre o centro criado para o acondicionamento de possíveis casos de covid-19 e reforçou o desejo de ajudar o povo angolano na melhoria da situação sanitária nas localidades.

Por seu turno, o administrador municipal, Luís Marcelo, reiterou a criação das condições necessárias para o desenvolvimento da actividade do especialista cubano em medicina geral e familiar, Luís Henrique, enaltecendo ainda  o apoio e acção patriótica dos médicos cubanos.

“Se está a trabalhar na criação das condições para o desempenho das actividadesdo médico, mormente a facilitação do acesso à internet, quer seja para o contacto com outros especialistas, pesquisas relacionadas à pandemia e outras doenças tropicais, ou mesmo a interacção com os seus familiares”, assegurou a fonte.

A Antex facilita e coordena  a presença  dos médicos cubanos destacados no país.

Fidel Fagundo responde pela zona Sul/Oeste, correspondente às províncias de Benguela, Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango.

Assuntos Província » Huíla   Saúde  

Leia também
  • 29/05/2020 05:02:00

    O fumo da morte

    Luanda - Em dias de incertezas, face à Covid-19, todos os cuidados são poucos para salvaguardar a saúde. Todavia, há quem insista em vícios que podem degradar o corpo.

  • 28/05/2020 17:54:23

    Lunda Sul ganha Hospital Pediátrico

    Saurimo - A província da Lunda Sul ganhou hoje, quinta-feira, um hospital pediátrico de referência, com capacidade para atender 80 pessoas/dia.

  • 28/05/2020 15:03:24

    Doentes abandonam tratamento da tuberculose

    Lubango - Cento e um doentes com tuberculose abandonaram o tratamento ao longo do primeiro trimestre deste ano, no Hospital Sanatório do Lubango, na província da Huíla, de um universo de 1.383 controlados, observando-se uma redução de 47 desistências em relação ao igual período de 2019.

  • 28/05/2020 00:57:45

    Covid-19: País reforça-se com mais 150 ventiladores

    Luanda - Angola recebeu, nesta quarta-feira, mais 150 ventiladores não invasivos, para auxiliar no tratamento de doentes graves da covid-19. •