Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

02 Junho de 2020 | 17h10 - Actualizado em 03 Junho de 2020 | 13h23

Covid-19: Lunda Sul com 14 resultados negativos

Saurimo - A Comissão Provincial de Resposta à Covid-19 na Lunda Sul anunciou hoje, terça-feira, que as 14 amostras de cidadãos provenientes de Portugal e Luanda, bem como de técnicos de saúde, resultaram negativas ao teste do novo coronavírus (covid-19).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cidade de Saurimo, na Lunda Sul

Foto: Pedro Parente

As amostras foram colhidas recentemente, em Saurimo, e levadas para o Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS), em Luanda, onde realizaram os testes.

A informação foi avançada pelo coordenador adjunto da referida comissão, Viegas de Almeida, durante a conferência de imprensa sobre a actual situação epidemiológica da província, que considerou de calma e controlada, a julgar pelos 18 cidadãos, vindos de Malanje, que se encontram em quarentena domiciliar.

Quanto a realização dos testes locais da covid-19, aos cidadãos das províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico, disse que iniciam esta semana, aguardando apenas pelos cartuchos.

Viegas de Almeida reprovou o comportamento das pessoas que na actual Situação de Calamidade Pública reduzem o uso obrigatório das máscaras faciais, assim como o distanciamento social, o que coloca em risco a saúde pública, face à pandemia da covid-19.

Lembrou que, para além da desinfestação dos veículos vindos de Luanda, no posto de controlo da localidade do Mpimbi, a nove quilómetros da cidade de Saurimo, bem como nos aeroportos Militar e Deolinda Rodrigues, a comissão provincial vai começar a realizar trabalhos do género nos ATM e locais de maior concentração populacional.

No que toca ao material de biossegurança que a província recebeu da comissão multissetorial, o coordenador fez saber que os municípios começaram hoje a receber os meios, de modo a responderem os possíveis casos da covid-19.

Cáritas de Saurimo doam meios

A Cáritas local doou hoje material de biossegurança e cestas básicas, a 200 famílias do projecto agrícola nas aldeias de Cateue, Mwacumbi, Luó, Muassoca e Samulamba, no município de Saurimo.

Forças de Defesa e Segurança

Durante o Estado de Emergência, as Forças de Defesa e Segurança, na Lunda Sul, registaram 262 crimes diversos, com 172 detidos como presumíveis autores.

Segundo o porta-voz das Forças de Defesa e Segurança na Lunda Sul, Florêncio de Almeida, dos dados globais, o crime de desobediência somou 96 casos, que resultou em julgamento sumário.

Exortou a população a denunciar os cidadãos que insistem em realizar festas de quintais, de modo a se repor a legalidade, no quadro da Situação de Calamidade Pública que o país vive.

Leia também
  • 02/06/2020 19:34:21

    Hospital 17 de Setembro com fábrica de oxigénio

    Sumbe - O Hospital 17 de Setembro, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, vai beneficiar este ano de uma fábrica de oxigénio.

  • 02/06/2020 19:04:26

    Covid-19: Governador desmente casos positivos na Lunda Sul

    Saurimo - O governador da Lunda Sul, Daniel Neto, descartou, esta terça-feira, a existência de casos positivos de covid-19 na província, refutando informações postas a circular nas redes sociais do país.

  • 02/06/2020 15:41:39

    Covid-19: Novo centro de tratamento em Viana

    Luanda - O município de Viana vai contar, a partir de quarta-feira (dia 3), com um novo Centro de Rastreio e Tratamento da covid-19, com 60 camas inicialmente, numa iniciativa da Sonangol E.P, através da Clinica Girassol, no quadro da sua responsabilidade social empresarial.