Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

02 Julho de 2020 | 17h22 - Actualizado em 02 Julho de 2020 | 17h45

Pacientes abandonam tratamento da tuberculose

Lubango - Cento e 31 doentes abandonaram o tratamento da tuberculose no segundo trimestre deste ano no Hospital Sanatório do Lubango, contra os 88 do primeiro trimestre, informou hoje (quinta-feira), nesta cidade, o director clínico daquela unidade sanitária, Lourenço Kotele.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O hospital analisou durante os últimos três meses 392 amostras de doentes, das quais 257 deram positivo, contra 319 de igual período anterior.

Em declarações à Angop, o médico afirmou que está na base do aumento de casos de abandono do tratamento o recurso às bebidas alcoólicas, em função das restrições impostas devido à covid-19, além da falta de apoios por parte dos familiares.

“Todo doente positivo da tuberculose começa a ser o principal responsável para o contágio e se não for tratado pode infectar 10 a 15 pessoas por ano”, frisou, garantindo a existência de medicamentos em todos os municípios.

Lourenço Kotele referiu que para controlar a doença é preciso que se dissemine mais a informação, do mesmo modo que os serviços de saúde devem ser capazes de fazer um diagnóstico precoce e manter o tratamento do doente até ao fim.

Explicou que o governo gasta o equivalente em kwanzas a 700 dólares por doente com tuberculose, num tratamento inicial de seis meses, mas quando se faz recurso a uma segunda medicação, o processo é feito com seis meses de internamento e mais 12 ou 14 de tratamento domiciliar, com um gasto do equivalente a sete mil dólares por pessoa.

O Hospital Sanatório do Lubango tem 113 camas para internamentos e conta com um quadro de pelo menos 150 funcionários, entre administrativos, médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos de diagnóstico e terapeutas.

Leia também
  • 02/07/2020 10:42:02

    Menor na Huíla fica sem órgão genital

    Lubango - Um menor de dois anos de idade viu ser amputado o órgão genital durante uma tentativa de circuncisão efectuada pelo progenitor, no município da Humpata, província da Huíla.

  • 28/06/2020 16:15:51

    Humpata ganha hospital municipal

    Humpata - Duzentos e 50 milhões de kwanzas é o valor consumido na reabilitação, ampliação e apetrechamento do Hospital Municipal da Humpata, com 120 camas.

  • 24/06/2020 18:41:12

    Mais de 200 toxicodependentes assistidos na Huíla

    Lubango - Duzentas e 59 pessoas com problemas de toxicodependência, na província da Huíla, estão internadas no Hospital Psiquiátrico do Lubango, numa acção do Instituto Nacional de Luta Anti-Drogas (INALUD).