Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Julho de 2020 | 16h27 - Actualizado em 07 Julho de 2020 | 16h16

Covid-19: Hospital do Lubango prevê iniciar testes em 15 dias

Lubango - O Hospital Central do Lubango prevê iniciar os testes da Covid-19 dentro de 15 dias, após a recepção, nesta segunda-feira, do aparelho PCR-RT, materiais de teste e prevenção da pandemia e equipamentos de protecção individual.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Huíla: Hospital Central do Lubango recebe material de teste de covid-19

Foto: Amélia Oliveira

Huíla: Hospital Central do Lubango recebe material de teste de covid-19

Foto: Amélia Oliveira

Segundo a directora-geral na unidade, Maria Lina Antunes, que falava à imprensa  após assinatura do protocolo e recepção do material, neste momento estão a fazer alterações na sala para a instalação do equipamento doado a Faculdade de Medicina da Universidade Mandume.

A partir da próxima semana, referiu, começa  o ciclo de adaptação dos profissionais do hospital ao equipamento, através de conferências on-line e um curso digital com aulas práticas.

“Dentro de 15 dias vamos estar capazes de começar a trabalhar efectivamente, precisamos de oito dias para terminar a sala, com a montagem do equipamento, e mais oito dias de formação”, afirmou.

Destacou que o objectivo é testar e identificar os doentes, facilitando a gestão da pandemia, desde os casos graves aos mais simples, fazendo um diagnóstico precoce e isolar o paciente, se for o caso.

O Gabinete Provincial de Saúde terá a missão de determinar a capacidade de testagem, assim como a definição do diagnóstico da pessoa que deve fazer o teste, embora estejam incluídos os doentes com pneumonias graves.

“O hospital tem três técnicas especialistas em biologia molecular, sendo que duas vão aprender a manejar o equipamento. Vamos acrescer médicos ou professores da Faculdade de Medicina para aprender a técnica, pois no fim da pandemia o material vai voltar a instituição e potenciar trabalhos de investigação, usando a mesma técnica PCR, vocacionadas para outras bactérias”, acrescentou.

Já o vice-reitor para a Administração e Gestão da UMN, Sebastião António, considerou que o hospital é uma unidade de referência, servindo, fundamentalmente, para apoiar na formação dos médicos. Os estudantes da Faculdade de Medicina fazem a parte clínica na unidade hospitalar.

Esclareceu que o equipamento chega no âmbito de um protocolo de cooperação assinado pela UMN e a Universidade do Porto, através de uma parceria estratégica com o Centro de Investigação em Biodiversidade.

O Centro de Investigação em Biodiversidade do Porto se predispôs em ajudar na capacitação de recursos humanos que vão operar o equipamento, sendo que a continuidade dos testes é da responsabilidade da unidade hospitalar e do governo da província, dentro da estratégia de combate à pandemia.

O laboratório tem capacidade para fazer 120 testes/dia, com os resultados disponíveis em 48 horas, tudo feito localmente.

Constam dos equipamentos, para além do aparelho PCR-RT, materiais específicos como zaragatoas, reagentes para testes do Covid-19, luvas, máscaras e botas para o pessoal técnico, mil testes, entre outros.

Assuntos Província » Huíla  

Leia também
  • 07/07/2020 10:04:42

    Hospital psiquiátrico recolhe doentes mentais no Lubango

    Lubango - O Hospital Psiquiátrico do Lubango, província da Huíla, iniciou hoje (terca-feira) uma campanha de recolha coerciva de doentes mentais para tratamento especializado e localização familiar.

  • 06/07/2020 10:46:42

    Covid-19: Hospital da Huíla com novo laboratório

    Lubango - O novo laboratório para testes à Covid-19 servirá para dar resposta rápida e concreta às doenças do foro respiratórios no Hospital Central do Lubango, afirmou, nesta segunda-feira, a directora-geral da unidade, Maria Lina Antunes.

  • 02/07/2020 17:22:35

    Pacientes abandonam tratamento da tuberculose

    Lubango - Cento e 31 doentes abandonaram o tratamento da tuberculose no segundo trimestre deste ano no Hospital Sanatório do Lubango, contra os 88 do primeiro trimestre, informou hoje (quinta-feira), nesta cidade, o director clínico daquela unidade sanitária, Lourenço Kotele.