Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

12 Julho de 2020 | 17h20 - Actualizado em 12 Julho de 2020 | 17h20

Covid-19: Zaire sem testes para despistagem da covid-19

Mbanza Kongo - A província do Zaire está sem testes rápidos para covid-19 para aferir o estado serológico de camionistas provenientes da capital do país, Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: João Miguel Paulo, Director do Gabinete Provincial da Saúde (Arquivo)

Foto: João Cuti

A informação foi prestada no sábado, no município do Tomboco, pelo director do Gabinete Provincial da Saúde no Zaire, João Miguel Paulo.

Com a falta de testes, segundo o responsável, a região efectua apenas a desinfestação de viaturas e medição de temperaturas aos camionistas, no posto de controlo do rio Loge, município do Nzeto, principal porta de entrada ao Zaire.

O director da saúde assegurou que a testagem de camionistas e outras pessoas autorizadas a viajar a Luanda só será efectivada, tão logo a região receba as mil doses de testes à covid-19, prometidas pela central de condicionamento de meios médicos de Angola (CECOMA).

Considerou ínfimo o lote de testes rápidos contemplados para a província, o que exigirá maior racionalização e definição de critérios na escolha de beneficiários, em conformidade com as orientações a serem baixadas pelo Ministério da Saúde.

Neste âmbito, João Miguel Paulo, disse que será exigida aos camionistas que se deslocarem ao Zaire a apresentação do resultado negativo dos testes efectuados no local de procedência.

Importa recordar que as autoridades competentes do país reiteraram as medidas contidas no Decreto Presidencial que estabelecem a obrigatoriedade de testagem de pessoas que entram e saem em zonas sob cerca sanitária no país.
 

Assuntos Província » Zaire   Saúde  

Leia também
  • 10/07/2020 20:35:49

    Covid-19: Ministério da Saúde descarta doença na Huíla

    Luanda - A contra- análise de biologia molecular que se fez a amostra positiva diagnosticada quinta-feira última na Huila, por via do teste rápido, acusou negativo, livrando a província da covid-19.

  • 10/07/2020 17:41:05

    Centro materno-infantil regista mais de mil partos

    Saurimo - Mil e 510 partos institucionais foram realizados no Centro Materno Infantil de Saurimo (Lunda Sul) durante o primeiro semestre deste ano, informou hoje, sexta-feira, a directora da unidade, Antónia Domingos.

  • 10/07/2020 14:48:17

    Covid-19: Interrompida campanha de rastreio no Cazengo

    Ndalatando - As autoridades sanitárias do Cuanza Norte interromperam hoje, sexta-feira, a campanha de rastreio da Covid-19, que desde segunda-feira, decorria no município do Cazengo, por falta de testes rápidos.