Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Julho de 2020 | 16h29 - Actualizado em 06 Julho de 2020 | 16h29

Técnicos de saúde do Cuanza Norte capacitados sobre malária

Banga - Vinte e dois técnicos de saúde dos 10 Municípios da província do Cuanza Norte participam, desde está segunda-feira, num seminário sobre o manuseio de casos de malária.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A acção formativa promovida pelo Programa Provincial de Controlo da Malária terá duração de cinco dias, com vista a redução dos indices de propagação da doença na região.

Durante a formação, os participantes vão abordar matérias relacionadas a epidemiologia da malária,  malária simples, quadro clinico e seu diagnóstico, malária complicada e a malária na grávida.

A gestão de medicamento é outra matéria a ser analisada no seminário, com o fito de melhorar a gestão dos fármacos nas unidades sanitária.

O administrador Municipal da Banga, José Teixeira da Conceição, que falava na sessão de abertura da acção formativa, enalteceu a iniciativa do Gabinete Provincial da Saúde, dotar os profissionais com ferramentas para melhorar o diagnóstico da doença.

Dados do Gabinete Provincial da Saúde no Cuanza Norte indicam, durante o primeiro trimestre deste ano, o registo de 69 mil 169 casos de malária, com 101 óbitos, contra os 63 mil 837 casos em igual período de 2019, que resultou em 53 mortos.

O sector da saúde no Cuanza Norte controla 770 enfermeiros e 70 médicos distribuidos em 139 unidades sanitárias nos 10 municípios da província.

Com uma populaão estimada em 443 mil e 386 habitantes (segundo senso geral da população e habitação de 2014), a província do Cuanza Norte carece de mais de mil técnicos de saúde e 50 médicos.

Leia também