Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Julho de 2020 | 15h27 - Actualizado em 16 Julho de 2020 | 15h27

Angola adquire laboratórios de testagem da Covid-19

Luanda - Seis mil testes dia de Covid-19 serão realizados nos próximos meses, fruto da construção e montagem de cinco laboratórios nas províncias de Luanda, Uíge, Lunda Norte e Huambo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Laboratório de Baciloscópia e Genexpert do Huambo (arquivo)

Foto: Aurélio Janeiro

Para o efeito, foi assinado, nesta quinta-feira, um acordo entre os ministérios da Saúde de Angola (MINSA) e da China.

O projecto, orçado em seis milhões de dólares, está a cargo da empresa chinesa BGI que, num espaço de 20 dias, deverá construir e montar dois na província Luanda, um no Uíge, Lunda Norte e no Huambo.

Os laboratórios terão a capacidade de testagem de mil amostras dia, não só para a RTPCR  mas também  analisar mil amostras para testes serológicos.

De acordo com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, destes laboratórios quatro são de raiz e um de campanha, que servirá, além da testagem da Covid-19, para a formação de técnicos.

Conforme a ministra,  a empresa BGI, contratada através do governo chinês, é especializada na investigação de biologia molecular, genética e neste momento tem grande projeção na testagem do coronavírus.

Sílvia Lutucuta disse estarem a decorrer os contactos para adquirir os equipamentos dos laboratórios.

As províncias do Uíge e da Lunda Norte vão beneficiar de laboratórios devido, segundo a ministra,  ao risco de contaminação da Covid-19 tendo em conta a vulnerabilidade das fronteiras com a República democrática do Kongo (RDC), porta de entrada de muitas doenças, enquanto  o do Huambo servirá, também, ara atender o centro e sul do país.

Para Sílvia Lutucuta, é fundamental nesta  altura em Luanda, onde uma em cada 25 pessoas é positivo, aumentar a capacidade de testagem,  apesar da estratégia ser diferente (testar pessoas sintomáticas e  casos positivos).

Sublinhou a necessidade de se redobrar as medidas de vigilância laboratorial, para rapidamente e diagnosticar e depois  tratar em tempo útil, assim como fazer o acompanhamento necessário, razão pela qual o laboratório é a chave.

Informou que a partir de 20 de Agosto os equipamentos estarão disponíveis para virem e serem montados em Angola, assim como os técnicos  para a formação dos recursos  humanos nacionais.

Por seu turno, o embaixador da China em Angola, Gong Tao,  disse que a montagem dos laboratórios de testes de Coronavírus é mais um dos exemplos da cooperação entre os dois países, na área de saúde pública.

Adiantou que entre os técnicos indicados para dar formação está um bolseiro angolano licenciado em saúde pública e que trabalha na empresa BGI, na área de  investigação tecnológica.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 16/07/2020 23:46:01

    Covid-19: Síntese Nacional

    Luanda - Uma morte e 31 novas infecções foram diagnosticadas, até às 19 horas desta quinta-feira, no país.

  • 16/07/2020 20:46:56

    Covid-19 infecta uma em cada 100 pessoas

    Luanda - Quatro em cada 100 pessoas em Angola ficaram expostas ao novo coronavírus e uma destas "é um provável caso positivo", revelou esta quarta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

  • 16/07/2020 19:13:12

    Covid-19: Angola com mais um óbito e 31 infectados

    Luanda - Angola reportou esta quarta-feira mais uma morte e 31 novas infecções com a Covid-19, ocorridas nas últimas 24 horas.

  • 16/07/2020 17:11:50

    Covid-19: Comissão entrega meios de biossegurança ao MINSA

    Luanda - A Comissão Multisectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 procedeu, nesta quinta-feira, a entrega de meios e equipamentos de biossegurança ao Ministério da Saúde (MINSA).