Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

13 Julho de 2020 | 21h32 - Actualizado em 13 Julho de 2020 | 21h31

Covid 19: Benguela realiza primeiros 118 testes rápidos

Benguela - Cento e dezoito pessoas, que estavam em quarentena institucional ou internados em hospitais locais, com patologias do foro respiratório, realizaram os primeiros testes rápidos, na província de Benguela, desde a última terça-feira, soube hoje, segunda-feira, a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Manuel Cabinda, director do Gabinete Provincial da Saúde em Benguela (Arquivo)

Foto: José Honório

Essa informação foi avançada na noite desta segunda-feira, à imprensa, pelo director do Gabinete Provincial da Saúde em Benguela, Manuel Cabinda, no final de mais um encontro da Comissão Provincial Multisectorial de Prevenção e Combate à Covid-19.

Manuel Cabinda disse que a província recebeu 1000 testes rápidos, permitindo, deste modo, o descongestionamento célere dos centros de quarentena locais, onde, nesta altura, havia perto de 50 pessoas em quarentena institucional, dos quais 40 já tiveram alta durante a semana.

Avançou que, a par disto, continua-se a fazer testes rápidos nas pessoas de risco e naquelas que estão em quarentena domiciliar, de modo a controlar possíveis casos reactivos.   

“De certa forma, como devem perceber, em função da situação epidemiológica e dos números que temos estado a observar em Luanda, preocupa-nos a circulação que temos estado a ver entre Benguela e Luanda, fundamentalmente de camionistas, o que nos cria alguns problemas no controlo efectivo da situação”, disse.

Para além dos motoristas, indicou que também há dificuldades com aquelas pessoas que ainda insistem em violar a cerca sanitária, associando-se a este fenómeno ao comportamento das pessoas no seu dia-a-dia, “porque é esta conduta que vai ditar o impacto da doença na região, caso exista”.

Reafirmou o registo de alguns casos de pessoas que têm estado a furar a cerca sanitária de Luanda e, de seguida, fixam-se sobretudo nos municípios do interior de Benguela, porque muitos deles viviam em zonas onde existem casos da doença.

Manuel Cabinda disse que a comissão está a trabalhar no limite das suas capacidades para suportar as pessoas em quarentena institucional, o que envolve alimentação diária, desinfecção dos locais e roupas, bem como higiene pessoal.

O responsável acrescentou que, outra grande dificuldade, era o tempo de permanência das pessoas nesses locais por falta de testes rápidos, situação agora ultrapassada.

Na ocasião, disse que se está a dar início ao apetrechamento de mais uma unidade hospitalar no município da Baía Farta, que servirá de apoio, com capacidade de 120 camas.

O país conta com 525 infectados, 118 recuperados, 381 activos e 26 óbitos.

Leia também
  • 13/07/2020 20:35:31

    Covid-19: Cuanza Sul beneficia de testes rápidos

    Sumbe - A província do Cuanza Sul conta desde hoje, segunda-feira, com mil testes rápidos para covid-19 para aferir o estado serológico dos cidadãos, informou o porta-voz da Comissão Multisectorial Provincial de Prevenção e Combate à Covid-19, Felizardo Manuel.

  • 13/07/2020 19:24:49

    Covid-19: Angola com mais 19 casos positivos

    Luanda - O quadro epidemiológico nacional registou, nas últimas 24 horas, mais 19 casos positivos, todos da província de Luanda.

  • 13/07/2020 19:07:33

    Covid-19: Namibe tem disponivel mil testes

    Moçâmedes - Mil testes rápidos estão disponiveis para, a qualquer momento, começar-se com a testagem massiva nas comunidades, na provincia do Namibe, no âmbito do combate à covid-19, anunciou, hoje, o porta-voz da comissão multissectorial provincial, Corintios Miguel.