Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

01 Agosto de 2020 | 16h55 - Actualizado em 01 Agosto de 2020 | 16h54

Covid-19: Governo assegura condições para doentes

Sumbe - O Centro de Tratamento da Covid-19 na Quipela, município do Sumbe, tem todas condições criadas para o tratamento e internamento de pacientes assegurou hoje, sábado, o governador do Cuanza Sul, Job Capapinha.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Situado há cerca de 16 quilómetros da cidade do Sumbe, com a capacidade para 100 camas, o centro foi adaptado em dois armazéns em desuso, desde a sua construção e destinados a acondicionar algodão.

O centro está equipado de quatro ventiladores, sendo dois mecânicos e igual número invasivos, sala de biossegurança, de repouso médico, área de medicamentos e de técnica, entre outros compartimentos complementares para a recuperação de doentes com esta doença.

A garantia do governador provincial foi dada à imprensa, durante uma constatação ao centro para aferir as reais condições criadas.

Durante a visita, Job Capapinha percorreu demoradamente as distintas áreas dos referidos centros, enalteceu as condições criadas pela comissão multissectorial no âmbito do combate da doença.

Em declarações à imprensa, no final da visita, a vice-governadora para o sector Político, Económico e Social, Emília Tchinawalile, médica de profissão, disse que o centro tem todas condições para dar resposta a possíveis casos da Covid-19.

Informou também que a província tem medicamentos e equipamentos para o tratamento da doença a nível local.

Relativamente à paciente com o primeiro caso da Covid-19 na província, disse que se encontra estável e espera-se, para os próximos dias, a realização de um novo teste para se avaliar o seu estado.

Segundo a vice-governadora, tão logo a paciente tenha alta, o centro de tratamento da Quibaúla será desactivado por estar na Centralidade, com o fim de se evitar contaminação.

A província, conta com um caso positivo de covid-19,  de uma senhora de 35 anos, interpelada por violar a cerca sanitária de Luanda e que tinha como destino a província de Benguela.

 Foram realizados na província do Cuanza Sul, um total de 460 testes, dos quais 23 cidadãos estão em quarentena institucional, 35 em quarentena domiciliar e 17 amostras em processamento em Luanda.

Assuntos Saúde  

Leia também
  • 31/07/2020 20:16:01

    Covid-19: Passageiros vindos de Portugal recebem alta

    Luanda - Duzentos e 78 passageiros, dos 279 provenientes de Lisboa, capital de Portugal, receberam (hoje) alta dos centros de quarentena institucional obrigatórios, depois de cumprirem os 15 dias estabelecidos para se aferir os seus estados epidemiológicos face à covid-19.

  • 30/07/2020 14:50:30

    Mortes maternas reduzem na Lunda Sul

    Saurimo - A Maternidade Provincial da Lunda Sul registou no primeiro semestre do corrente ano cinco mortes maternas, sendo duas extra hospitalar e três institucionais, uma redução de quatro, comparativamente a igual período anterior, disse nesta quinta-feira a directora clínica da unidade, Gabriela Monteiro.

  • 30/07/2020 10:53:18

    População da Matala recebe medicamentos para oncocercose

    Matala - A população que habita à beira do rio Cunene e outros afluentes, no município da Matala, província da Huíla, começou esta quinta-feira a receber 120 mil doses de Metizam, fármaco utilizado na prevenção e tratamento da oncocercose, também conhecida como "cegueira dos rios".