Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

15 Agosto de 2020 | 16h42 - Actualizado em 15 Agosto de 2020 | 16h41

Covid-19: Hospital de Campanha de Cabinda pronto para receber paciente

Cabinda - O secretário de Estado da Saúde para Área hospitalar, Leonardo Inocêncio, assegurou hoje, sábado, em Cabinda que o Hospital de Campanha para atendimento de casos de Covid-19 nesta parcela do país está equipado e pronto para receber pacientes positivos da pandemia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Leonardo Inocêncio - Secretário de Estado para Área Hospitalar (Arquivo)

Foto: JOSÉ CACHIVA

Leonardo Inocêncio, que veio hoje, sábado, a Cabinda para avaliar o estado de execução dos trabalhos de montagem dos equipamentos para internamento, tratamento e apoio administrativos e dos técnicos de saúde naquela unidade, disse, não haver mais constrangimentos para que a unidade entre em funcionamento.

Referiu que, no ponto de vista estrutural, o Hospital de Campanha de Cabinda está preparado e pronto, faltando apenas alguns detalhes relacionados com aspetos de âmbito central.

Indicou que os ventiladores chegam no início da próxima semana, mas que a unidade já conta, nas suas instalações, com os monitores, bancadas para tratamento dos pacientes, sistema de pressão dilativa, a área de desparamentação e paramentação, farmácia, laboratório e a parte administrativa.

Quanto ao aumento de casos positivos em Cabinda, com um registo de 18 casos, dois dos quais estão localizados em Luanda, Leonardo Francisco, disse que é uma questão que as autoridades locais vinham salvaguardando desde o começo da cerca sanitária na comuna de Massabi.

"São acções que foram já encetadas pela Secretaria Provincial da Saúde em Cabinda com apoio do supervisor provincial, governador provincial, para que a província, desde o início da pandemia não viesse a ter número de casos elevados, tendo em conta as fronteiras com os Congos”, asseverou.

Por isso, avançou que foram criadas ao nível do Hospital Provincial uma área específica para tratamento de caso da Covid-19, sendo que, de acordo com o Decreto Presidencial, os pacientes assintomáticos poderão ser tratados domiciliariamente e os sintomáticos já com um tratamento mais específico e cuidadoso em unidades especializadas para o efeito, com vista a reduzir a pressão nas unidades sanitárias.

Vários técnicos da saúde receberam formação para atender e tratar doenças de Covid-19, tanto localmente como também em centros de tratamento da Covid-19 na capital do país, pelo que estão prontos para a unidade de campanha de Cabinda e cumprirem com determinação o tratamento dos pacientes positivos da Covid-19 nesta região.

Assuntos Província » Cabinda   Saúde  

Leia também
  • 15/08/2020 19:23:09

    Covid-19: Angola com 27 novos casos e 44 recuperados

    Luanda - Vinte e sete casos positivos e 44 recuperados da covid-19 é o registo do país, nas últimas 24 horas, envolvendo dez homens e 17 mulheres, sem qualquer notificação de óbito.

  • 14/08/2020 21:09:14

    Covid-19: Mais de 250 pessoas submetidas a testes

    Dondo - Duzentas e cinquenta e seis amostras nasofaríngeas foram colhidas através de Zaragatoa e enviadas à Luanda, hoje, sexta-feira, no Dondo, município de Cambambe, província do Cuanza Norte, para testes de biologia molecular RT-PCR da Covid-19, no âmbito das medidas de contenção a pandemia do novo coronavírus.

  • 14/08/2020 15:05:12

    Covid-19: Especialistas recomendam máscaras de pano

    Luanda- Especialistas de saúde recomendam à população o uso de máscaras de protecção facial de pano, por entenderem que as cirúrgicas e filtrantes como a N95 devem ser utilizadas, prioritariamente, pelos profissionais de saúde e pessoas com sintomas da Covid-19.