Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Agosto de 2020 | 10h41 - Actualizado em 14 Agosto de 2020 | 10h41

INS conclui montagem de "mini vidas" em todo país

Mbanza Kongo - O Instituto Nacional de Sangue (INS) concluiu, esta sexta-feira, a instalação em todos os centros de hemoterapia dos hospitais provinciais do país, os aparelhos de despiste de doenças transmissíveis por transfusão de sangue, denominados por "mini vidas".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Instituto Nacional de Sangue

Foto: Domingos Cardoso

Em declarações à ANGOP, a directora nacional do INS, Deodete Machado, explicou que com a instalação do “mini vida” no centro de hemoterapia do hospital provincial do Zaire, a sua instituição coloca ponto final a montagem desses equipamentos nas unidades sanitárias do país, num processo iniciado em 2019.

“Esses aparelhos têm por objectivo fazer o despiste de doenças transmissíveis por transfusão. Como sabem que o sangue é um bom veículo de transmissão de doenças, daí a preocupação do nosso Executivo em adquirir esses equipamentos para melhorar a prestação dos cuidados transfusionais nos hospitais públicos”, explicou.

Informou que os “mini vidas” têm capacidade de processar 200 bolsas de sangue por dia e visam detectar, entre outras patologias, o vih-sida, sífilis e hepatite B e C.

Foram capacitados a nível do hospital provincial do Zaire seis técnicos que garantirão o normal funcionamento desse equipamento.

Centro de hemoterapia reforçado com sangue

O centro de hemoterapia do hospital provincial do Zaire, em Mbanza Kongo, foi reforçado, quinta-feira, com 50 bolsas de sangue, numa iniciativa da JMPLA.

Ao falar hoje à ANGOP, o director clínico da referida unidade sanitária, Pedro Kiasaka Domingos, disse que o produto vai minimizar a carência de sangue que o centro hospitalar atravessa, já que nos últimos dias regista-se muitos casos de transfusão, com maior realce para áreas de maternidade e pediatria.

“Temos realizado 15 a 20 transfusões de sangue por dia, com maior incidência para crianças e mulheres”, referiu.

Para esta empreitada, foram mobilizados 50 jovens desta organização juvenil do MPLA, segundo fez saber o secretário para a informação da JMPLA na região, Agnelo Alberto.

O centro de hemoterapia do hospital provincial do Zaire tem capacidade de armazenar mil bolsas de sangue.

Leia também
  • 12/08/2020 14:32:26

    Covid-19: Doentes infectados no Soyo estão estáveis

    Mbanza Kongo - O porta-voz da Comissão Provincial Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 no Zaire, João Miguel Paulo, considerou estável a situação de saúde dos nove trabalhadores da Base Logística de Apoio à Indústria Petrolífera (Base do Kwanda) infectados com Covid-19, no Soyo.

  • 06/08/2020 19:40:20

    Covid-19: Novos casos positivos no Zaire inquietam população

    Mbanza Kongo - Habitantes da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, mostram-se apreensivos com relação à evolução da Covid-19 na localidade, após anúncio dos quatro novos casos positivos na região sem, no entanto, serem revelados os municípios visados.

  • 05/08/2020 18:21:08

    Covid-19: Comissão investiga contacto directo da Angola LNG

    Soyo - A comissão técnica multissectorial de combate à Covid-19 na província do Zaire está, desde sábado, no município do Soyo, a desenvolver busca activa nas comunidades para localizar contactos dos nove funcionários da petrolífera Angola LNG.