Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

10 Agosto de 2020 | 19h35 - Actualizado em 10 Agosto de 2020 | 19h34

Trinta crianças nascem livre do HIV na Lunda Sul

Saurimo - Trinta crianças nascerem de igual número de mães seropositivas que fizeram corte de transmissão vertical, nas várias unidades sanitárias da província da Lunda Sul, durante o primeiro semestre do ano em curso, no âmbito da campanha "Nascer livre para brilhar".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lançada em Junho de 2019 na Lunda Sul, a campanha “Nascer livre para brilhar”, acompanha um total de 147 crianças expostas (nascidas de mais seropositivas) que foram submetidas igualmente ao corte vertical e fazem tratamento, aguardando que as mesmas completam os 18 meses de vida.

Durante o primeiro semestre de 2019, o programa de Luta contra a sida na Lunda Sul registou 63 crianças nascidas de mães seropositivas.

A informação foi avançada hoje à Angop, pela supervisora provincial do programa de luta contra a sida na Lunda Sul, Luísa Charles, ao explicar que os petizes nos 18 meses de vida são submetidos a testes finais para certificar o seu estado serológico.

No âmbito da referida campanha, a Lunda Sul ainda não registou crianças com HIV-Sida.

Avançou que o referido programa em colaboração de uma associação constituída por mulheres infectadas que procederam ao corte de transmissão vertical tem realizado acções de sensibilização em gestantes, no sentido das mesmas aderirem ao processo, para que os filhos nasçam sem o vírus.

Quanto aos antiretrovirais, a responsável disse que o programa dispõe, apesar de se registar falhas de alguns fármacos para adultos e gestantes.

 

Leia também
  • 10/08/2020 19:08:59

    Covid-19: Pacientes evoluem satisfatoriamente

    Ondjiva - Os três pacientes com Covid-19 na província do Cunene apresentam um quadro clínico estável, informou hoje, segunda-feira, em Ondjiva, o porta-voz da Comissão Provincial Multissectorial para Prevenção e Combate à pandemia, Félix Belarmino.

  • 10/08/2020 19:01:53

    Covid-19: Cuanza Sul recupera dois pacientes

    Sumbe - Dois cidadãos do município do Cassongue, província do Cuanza Sul, recuperaram da covid-19 na passada semana, depois de um mês de tratamento, informou hoje à Angop, o secretário permanente da Comissão Provincial para Resposta a Pandemia.

  • 10/08/2020 18:28:26

    Covid-19: Segundo caso positivo é assintomático

    Benguela - O segundo caso positivo da Covid-19 em Benguela, importado de Luanda, é assintomático e reside no município do Lobito, encontrando-se em tratamento no Centro de Quarentena Institucional da Catumbela, afirmou, hoje, o director do Gabinete local da Saúde, António Cabinda.