Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

20 Agosto de 2020 | 15h00 - Actualizado em 20 Agosto de 2020 | 15h26

Covid-19: Hospital do Cazenga beneficia de ventiladores

Cazenga - Uma sala para atender e dar resposta a eventuais pacientes com sintomas da Covid-19 foi criada hoje, quinta-feira, no Hospital Municipal do Cazenga, em Luanda, com a montagem de três ventiladores invasivos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Acto de inauguração do Hospital Municipal do Cazenga, no dia 10 de Maio de 2012

Foto: Lucas Neto

Os meios constam do Projecto de Fortalecimento do Desempenho do Sistema de Saúde, financiado pelo Banco Mundial, que está a distribuir e montar ventiladores a várias unidades hospitalares do país, num total de 100.

O director administrativo da unidade hospitalar, Amorin Santana, adiantou que os equipamentos foram montados num espaço isolado da instituição, onde já existe sinalização de identificação com luzes verdes e vermelhas.

A especialista sénior de saúde do Banco Mundial, Carmen Carpio, que tem residência em Luanda, disse que o Ministério da Saúde identificou as áreas prioritárias a nível nacional para reforço dos equipamentos e insumos que permitam aos centros de saúde terem condições para responder à pandemia da Covid-19.

Sublinhou que os ventiladores são peças chave para cuidados intensivos dos pacientes que necessitam de oxigénio, porque a Covid-19 afecta os órgãos respiratórios.

Carmen Carpio disse que os ventiladores são adequados para serem montados nos hospitais com as condições de zonas verde, amarela e vermelha para uma triagem de isolamento apropriado.

O Hospital Municipal do Cazenga, inaugurado em Maio de 2012, ocupa uma superfície de 3.900 metros quadrados, e tem a capacidade de 75 camas.

Possui banco de urgência, área para consultas externas, pediatria para 20 camas, dois blocos operatórios, maternidade, morgue, sector administrativo e parque de estacionamento, entre outras.

Cazenga, um dos nove municípios da província de Luanda, conta com seis distritos urbanos, nomeadamente o Tala-Hadi, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro,  Kima-Kieza e Calwenda.

Assuntos Província » Luanda   Saúde  

Leia também
  • 20/08/2020 14:22:22

    Covid-19: Huíla submete todos viajantes a teste

    Lubango - A Huíla exige a partir de hoje, quinta-feira, a certificação negativa da Covid-19 a todos os viajantes de todos os pontos do país e submete a testes rápidos os que não o tenha feito e pretendam alcançar a província.

  • 19/08/2020 21:45:50

    Covid-19: Hospital do Dundo com água canalizada

    Dundo - Com vista receber pacientes com Covid-19, com sintomas leves, intermédios, ligeiros e graves, o Hospital de Campanha do Dundo, Lunda Norte, está a beneficiar de sistema de canalização de água potável e outro de iluminação, soube hoje a Angop.

  • 19/08/2020 21:11:34

    Covid-19: Angola atinge mais de dois mil casos positivos

    Luanda - Com o diagnóstico de 49 novos casos, nas últimas 24 horas, o país atingiu a cifra de dois mil e 15 infectados pela Covid-19, desde a confirmação dos dois primeiros casos em Angola, em Março último.