Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Setembro de 2020 | 21h23 - Actualizado em 14 Setembro de 2020 | 22h05

Bié assiste primeiros doentes de hemodiálise

Cuito - Dez pacientes com problemas de hemodiálise no Bié começaram, esta segunda-feira, a ser assistidos no Hospital Walter Strangway, na cidade do Cuito, evitando as anteriores deslocações às províncias do Huambo, Huíla, Benguela e Luanda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

SALA DE ESPECIALIDADE DE Hemodiálise DO NOVO HOSPITAL DO BIé

Foto: Gilmar Inoque

Inaugurado sábado último pelo Presidente da República, João Lourenço, o hospital tem capacidade para atender 36 pacientes e 12 camas, segundo o nefrologista Domingos Golão, que afirma existir agora na província comodidade para os doentes de hemodiálise.

Os pacientes passarão a fazer três sessões por semana de forma alternada, devendo beneficiarem de medicamentos para o controlo da hipertensão, diabetes e cálcio, visando diminuir os seus encargos.

Desde a inauguração, foram já evacuados do antigo para o novo hospital sessenta pacientes com diversas patologias.

O novo hospital tem capacidade para 230 camas, é assegurado por 1.019 profissionais, dentre médicos, enfermeiros, especialistas de diagnóstico e terapêuticos, técnicos de apoio hospitalar e administrativos.

Conta com as especialidades de Medicina Interna, Pediatria, Cirurgia, Cardiologia, Hemodiálise, Nefrologia, Oftalmologia e Unidade de Terapia Intensiva.

O hospital possui igualmente serviços complementares para exames nas especialidades de Gineco-Obstetrícia, Neonatolgia, Neurologia, Anatomia Patológica, Gastroenterogia, Imagiologia, Psiquiatria, Estomatologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Laboratório Clínico, bem como um bloco operatório com cinco salas.

Dispõe ainda de uma morgue com serviços de conservação de cadáveres e autopsias, bem como seis residências geminadas, do tipo T2, para acomodação de médicos, estando em vista a montagem de um laboratório de anatomia e fisiologia.

Assuntos Província » Bié   Saúde  

Leia também
  • 14/09/2020 17:31:29

    Covid-19: Bairro da PIR lidera lista de zonas infectadas

    Huambo - O bairro da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), arredores desta cidade, constitui a zona mais infectada pela Covid-19, a nível da província do Huambo, com seis casos, de um total de nove, até ao momento diagnosticados na região, desde o dia um do mês em curso.

  • 12/09/2020 20:04:03

    Médicos enaltecem condições do novo Hospital no Bié

    Cuito - Alguns médicos nacionais e estrangeiros da província do Bié enalteceram as condições técnicas e profissionais colocadas no novo Hospital Central do Bié, inaugurado, hoje, sábado, pelo Presidente da República, João Lourenço.

  • 12/09/2020 18:51:27

    Covid-19: Ministra reitera reforço da educação cívica

    Cuito - Os profissionais da Saúde no país devem reforçar as acções de educação, sensibilização, para a prevenção e combate da Covid-19 nas comunidades, afirmou, neste sábado, no Cuito, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.