Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Setembro de 2020 | 17h46 - Actualizado em 16 Setembro de 2020 | 17h46

Covid-19: Benguela em risco de contaminação comunitária

Benguela - A província de Benguela está a caminhar para contaminação comunitária do novo coronavírus, pelo que as medidas de prevenção devem continuar a ser reforçadas, alertou hoje, quarta-feira, o director do gabinete local da Saúde, Manuel Cabinda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Manuel Cabinda, Director do Gabinete Provincial da Saúde de Benguela

Foto: JOAQUINA BENTO

Segundo o responsável, que falava à imprensa sobre o aumento de casos e da situação epidemiológica da província de Benguela, os últimos seis novos casos, registados nesta terça-feira (15), trata-se de cidadãos com idades compreendidas entre os 30 e 65 anos, sendo três (3) do sexo feminino e igual número do masculino.

Manuel Cabinda disse que destes novos casos, cinco  são profissionais de saúde, funcionários do Centro Oftalmológico, com residência no município de Benguela, nos bairros do Santo António, Navegantes, Casseque, Aparthotel Calmito e centro da cidade, enquanto o sexto é de um morador do Lobito.

Os casos do Centro Oftalmológico são dois cidadãos de nacionalidade cubana e três  de nacionalidade angolana.

“O sexto caso pertence ao município do Lobito, um cidadão de 64 anos de idade que deu entrada no nosso centro de saúde com um quadro clínico respiratório extremamente grave e que infelizmente acabou por falecer em menos de 24 horas, no que estamos a tratar do processamento do enterro hoje no cemitério do Luhongo”, disse o responsável.

Fez saber que está a dar-se os primeiros passos para a reabertura do Centro Oftalmológico, sendo que a maioria dos resultados dos funcionários é negativo, fez-se a desinfestação, podendo nas próximas 24 horas, ocorrer a abertura progressiva dos serviços.

De acordo com o director, a comissão técnica vai continuar a fazer testes nas pessoas de maior risco e nos contactos dos casos positivos, entre outros.

“Devemos admitir que ainda não temos um número de testes suficiente para fazer testagem em massa na província de Benguela, assim sendo, temos que continuar a trabalhar com as pessoas de maior risco”, disse.

Manuel Cabinda disse que a província de Benguela tem cerca 110 pessoas em quarentena domiciliar e aproximadamente 55 em institucional.

A província de Benguela regista 39 casos da Covid-19, destes, 29 encontram-se activos, sete recuperados e três óbitos.

Leia também
  • 14/09/2020 21:23:04

    Bié assiste primeiros doentes de hemodiálise

    Cuito - Dez pacientes com problemas de hemodiálise no Bié começaram, esta segunda-feira, a ser assistidos no Hospital Walter Strangway, na cidade do Cuito, evitando as anteriores deslocações às províncias do Huambo, Huíla, Benguela e Luanda.

  • 14/09/2020 17:31:29

    Covid-19: Bairro da PIR lidera lista de zonas infectadas

    Huambo - O bairro da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), arredores desta cidade, constitui a zona mais infectada pela Covid-19, a nível da província do Huambo, com seis casos, de um total de nove, até ao momento diagnosticados na região, desde o dia um do mês em curso.

  • 12/09/2020 20:04:03

    Médicos enaltecem condições do novo Hospital no Bié

    Cuito - Alguns médicos nacionais e estrangeiros da província do Bié enalteceram as condições técnicas e profissionais colocadas no novo Hospital Central do Bié, inaugurado, hoje, sábado, pelo Presidente da República, João Lourenço.