Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Setembro de 2020 | 18h16 - Actualizado em 16 Setembro de 2020 | 18h15

Covid-19: Hospital Central com quatro profissionais infectados

Huambo - Quatro, dos sete casos positivos da Covid-19 diagnosticados na última terça-feira, na província do Huambo, pelas autoridades sanitárias, são profissionais da saúde e funcionários do Hospital central local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Vista parcial da Cidade do Huambo

Foto: Cedida

Huambo: Director do Gabinete Provincial da Saúde, Lucas António Nhamba

Foto: Aurélio Janeiro Sacalei Soi

O facto foi divulgado hoje, quarta-feira, à imprensa, pelo director do Gabinete local da Saúde e porta-voz da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19, Lucas António Nhamba, referindo que os quatro profissionais, fizeram parte dos 11 casos que deram reativos aos testes serologicos, nos últimos dias.

Em termos de vínculo epidemiológico, disse que os indicadores apontam que os mesmos foram supostamente infectados por terem contacto com um dos casos tratado recentemente na maior unidade hospitalar da província.

Lucas António Nhamba garantiu que os sete casos estão isolados e com acompahamento médico nos locais criados para o efeito, tendo ainda um caso da Centralidade do Lossambo, outro do Largo Cusse (zona alta da cidade do Huambo) e igual número na cidade baixa.

Com estes novos casos, referiu, elevou-se para 16 o número de infectados na província do Huambo, que registou o primeiro caso no passado dia um, com um óbito e 15 activos em seguimento médico, com um estado clínico estável.

Adiantou que para além das zonas acima referenciadas, a situação epidemiológica da província, abrange igualmente os bairros periféricos da Polícia de Intervenção Rápida, Pilha Seca, Benfica e do Canhe.

Lucas António Nhamba referiu que, no quadro do rastreio dos contactos directos dos infectados, estão em processamento, no Laboratório de Biologia Molecular de Benguela, 102 amostras de pessoas suspeitas, cujos resultados serão conhecidos nos próximos dias.

Questionado sobre as dificuldades com que se debatem os moradores das zonas sob cerca sanitária, por necessidades de bens alimentares e de água potável, salientou que a comissão multissectorial tudo está a fazer no sentido de continuar a dar respostas, de forma pontual às mesmas situações.

O responsável informou, por outro lado, que a comissão multissectorial da província e os órgãos centrais continuam a envidar esforços para a efetivação e implementação do laboratório local para a testagem das amostras, no quadro das estratégias que visam a garantia do controlo da situação epidemiológica da  província.

No domínio ainda da testagem, disse que até ao momento foram realizados mais de mil e 950 testes rápidos, dos 2000 disponibilizados para a província e 58 em laboratórios de biologia molecular, dos quais 16 resultaram em positivo.

Para combater a Covid-19, a província do Huambo conta com 11 centros de observação e tratamento de casos positivos, instalados a nível dos municípios, para evitar o risco de contágio.

Dispõe igualmente de locais de quarentena institucional criados nos centros de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas (CETAC), com 27 suites, e de Aconselhamento do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género.

O Sistema de Saúde na província do Huambo conta com 249 unidades sanitárias, num universo de duas mil e 126 camas em diversas enfermarias e 14 na Unidade de Tratamentos Intensivos (UTI), onde trabalham 308 médicos, três mil e 639 enfermeiros, 467 técnicos de diagnósticos e terapeuta, assim como 825 administrativos, além de outros profissionais indispensáveis para o seu normal funcionamento.

Esta região, constituída por 11 municípios, que perfazem uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados, é habitada por um total de dois milhões, 511 mil e 309 cidadãos.

Assuntos Província » Huambo   Saúde  

Leia também
  • 16/09/2020 19:31:54

    Covid-19: Angola com 106 novas infecções e 69 recuperados

    Luanda - As autoridades sanitárias anunciaram o registo, nas últimas 24 horas, de 106 novas infecções, quatro óbitos e 69 pacientes recuperados.

  • 16/09/2020 17:55:59

    Hopital de Chipindo ampliado e com novos serviços

    Chipindo - As obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento do Hospital Municipal do Chipindo vão aumentar a capacidade de internamento, de 44 camas para 75, em benefício de mais de 77 mil habitantes.

  • 16/09/2020 17:46:42

    Covid-19: Benguela em risco de contaminação comunitária

    Benguela - A província de Benguela está a caminhar para contaminação comunitária do novo coronavírus, pelo que as medidas de prevenção devem continuar a ser reforçadas, alertou hoje, quarta-feira, o director do gabinete local da Saúde, Manuel Cabinda.