Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

25 Setembro de 2020 | 11h48 - Actualizado em 25 Setembro de 2020 | 11h48

Governo potencializa sector da saúde na Lunda Norte

Dundo - Após o surgimento da covid-19 em Angola, a província da Lunda Norte foi das que mais investimentos beneficiou no sector da saúde, no domínio das infra-estruturas, aumentando assim a oferta de serviços.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lunda Norte ganhou novos estruturas de saúde pública nos últimos seis.

Nos últimos seis meses, o Governo angolano aprovou, para fazer face à covid-19 e futuras pandemias, três “grandes” projectos no sector da Saúde, um dos quais já concluído e em funcionamento.

Trata-se do Hospital de Campanha, com 27 naves preparadas para receber e tratar pacientes com patologias leves, assintomáticos e graves (cuidados intensivos), dispondo de áreas para logística, laboratório e Raio X, balneários, sala dos médicos e para a administração da unidade.

Estão instaladas nesta unidade 200 camas, 20 ventiladores, reservadas para pacientes em estado grave e/ou crítico.

Um segundo projecto é o futuro hospital pré-fabricado, com 100 camas, que terá mais de 30 anos de vida útil, a ser erguido, ainda este ano, no município de Chitato, num espaço adjacente ao Hospital Materno Infantil, no bairro 28 de Agosto.

A unidade comportará áreas de apoio hospitalar, administrativa, uma incineradora para o tratamento do lixo hospitalar, laboratório, entre outros compartimentos inerentes a assistência médica e medicamentosa.

O terceiro projecto aprovado pelo Executivo para esta província é o futuro laboratório da Lunda Norte, com capacidade para mais de dois mil testes/dia de covid-19 e outros exames laboratoriais, que vai atender, a partir de Setembro, as três províncias do Leste do país (Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico).

O laboratório será instalado no Centro de Diagnóstico do Dundo. Para além de ter valências de testagem da covid-19, vai prestar serviços de hemograma, bioquímica, microbiologia, TAC e ressonância.

Pretende-se, com estes investimentos, segundo o governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, que falava à ANGOP, a propósito do Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, constituir um complexo hospitalar na Lunda Norte, composto pelo Hospital de Campanha (200 camas), David Bernardino (200 camas) e o Hospital Pré Fabricado (100 camas), todos localizados no distrito urbano do Mussungue.

Ernesto Muangala afirma que com o laboratório evitar-se-á a deslocação de pacientes para o exterior do país, para exames laboratoriais, para o diagnóstico de doenças do fórum respiratório, sarampo, diabetes, poliomielite, entre outras.

Informou que actualmente a província conta com 14 hospitais, 19 centros de saúde, 69 postos de saúde, totalizando  102 unidades hospitalares, asseguradas por 64 médicos e 800 enfermeiros.

Avançou que a grande necessidade do  sector da saúde na província continua a ser os recursos humanos, sobretudo médicos especialistas, farmacêuticos, técnicos de diagnóstico terapêutico e enfermeiros licenciados.

Disse que esta situação será minimizada com o ingresso no sector, nos próximos dias, de 56 médicos, 105 enfermeiros e 56 técnicos de diagnóstico e terapêutica, fruto do concurso público de 2019.

Leia também
  • 24/09/2020 21:16:47

    Covid-19 chega ao Cuando Cubango

    Luanda - A província do Cuando Cubango entrou, nesta quinta-feira, na lista das regiões afectadas pela Covid-19 em Angola, com o registo do seu primeiro caso positivo que evoluiu para morte.

  • 24/09/2020 19:49:04

    Covid-19: Angola com 112 novas infecções e 30 recuperados

    Luanda - Cento e doze novas infecções, três óbitos e 30 recuperados é o balanço da evolução da pandemia Covid-19, nas últimas 24 horas, apresentado, nesta quinta-feira, pelas autoridades sanitárias.

  • 24/09/2020 18:34:56

    Covid-19: Mais três angolanos infectados em Portugal

    Lisboa (Da correspondente) - Mais três cidadãos angolanos, com o estatuto de não residentes, testaram hoje (quinta-feira) positivo à Covid-19, aumentando para 83 o número de compatriotas infectados em Portugal.