Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

25 Setembro de 2020 | 14h11 - Actualizado em 25 Setembro de 2020 | 14h11

Vice-governador recomenda humanização dos serviços de saúde

Saurimo - O vice-governador da Lunda Sul para área Política, Social e Económica, Mendes Gaspar, recomendou hoje aos técnicos de saúde, em Saurimo, para humanizarem mais os serviços e trabalharem para salvar vidas humanas, mesmo com as dificuldades existentes.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O apelo foi lançado no quadro das comemorações do Dia Nacional dos Trabalhadores da Saúde (25 de Setembro). Na ocasião, sublinhou que só com os serviços de saúde humanizados será possível contribuir na melhoria da qualidade de vida as populações.

Por seu turno, o director do gabinete provincial da Saúde na Lunda Sul, Viegas de Almeida, instado sobre o rácio paciente e médico, afirmou que actualmente é de 100 a 200 doentes, contrariamente os 10 a 20 regulamentados.

Explicou que o número de médicos e especialistas disponíveis na província não são suficientes para corresponder à demanda, daí que serão entregues em breve guias de colocação aos participantes do último concurso público/2018, há mais de 20 especialistas, para serem distribuídos nos municípios.

Avançou que a região carece de mais técnicos de estomatologia, oftalmologia, radiologia, diagnostico terapéutico e clínico geral interno.

A província tem cadastrado 115 unidades hospitalares (112 funcionais), entre postos e centros de saúde, assegurados por 788 técnicos angolanos e expatriados.

A Lunda Sul conta com 50 médicos, entre angolanos e expatriados, 20 dos quais especializados, bem como 738 profissionais entre técnicos de saúde e funcionários administrativos.

Leia também
  • 25/09/2020 13:05:47

    Covid-19: Governo do Cuando Cubango pede calma à população

    Menongue - O governo do Cuando Cubango solicitou a máxima calma à população da província, depois do registo, nesta quinta-feira, do primeiro caso positivo e que resultou em morte, cuja proveniência é a província do Bié.

  • 25/09/2020 11:48:33

    Governo potencializa sector da saúde na Lunda Norte

    Dundo - Após o surgimento da covid-19 em Angola, a província da Lunda Norte foi das que mais investimentos beneficiou no sector da saúde, no domínio das infra-estruturas, aumentando assim a oferta de serviços.

  • 24/09/2020 21:16:47

    Covid-19 chega ao Cuando Cubango

    Luanda - A província do Cuando Cubango entrou, nesta quinta-feira, na lista das regiões afectadas pela Covid-19 em Angola, com o registo do seu primeiro caso positivo que evoluiu para morte.