Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

01 Outubro de 2020 | 18h04 - Actualizado em 01 Outubro de 2020 | 18h02

Zaire: Campanha integrada de vacinação prorrogada até Dezembro

Mbanza Kongo - As autoridades sanitária da província do Zaire, norte de Angola, decidiram esta quinta-feira prorrogar a campanha integrada de vacinação contra a poliomielite até Dezembro deste ano, devido à fraca cobertura vacinal registada nos dias 4 e 13 de Setembro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Campanha de vacinação (arquivo)

Foto: Malamba

Durante a campanha, segundo o supervisor provincial da saúde, Andrade Lunzayilawo Kianzuaku, que fazia o balanço da actividade, a província imunizou 36 mil e 326 crianças de zero aos cinco anos de idade contra a pólio oral e injectável, sarampo, rubéola e administração da vitamina A.


A meta era para vacinar 115 mil e 507 crianças. O índice de cobertura vacinal cifrou-se na ordem dos 43 porcento, contra os 95 porcento inicialmente previstos.

O responsável avançou que a vacinação prossegue nos postos fixos montados em centros e unidades de saúde dos seis municípios da região, sendo que a semelhança da fase normal o sarampo e rubéola abrangem apenas os de Mbanza Kongo e Cuimba.

A negligência dos pais e encarregados de educação foi apontada como uma das causas do insucesso na referida campanha integrada de vacinação, aliada ao receio de um eventual ensaio de vacinas contra a covid-19.

O município de Mbanza Kongo teve registo de um caso de poliomielite em 2019, sendo que esta campanha surgiu para fazer a repescagem.
 

A campanha de vacinação integrada decorreu numa primeira fase em oito das 18 províncias do país, nomeadamente Zaire, Benguela, Bié, Cunene, Cuando Cubango, Huíla, Huambo e Namibe.

A última campanha do género no país foi realizada em 2018.

Leia também
  • 01/10/2020 14:01:42

    Covid-19: Zaire recebe 600 zaragatoas

    Soyo - Seiscentas zaragatoas foram entregues quarta-feira à comissão provincial multissectorial de combate à pandemia da Covid-19 na província do Zaire, pelo secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio.

  • 30/09/2020 19:03:15

    Covid-19: Soyo ganha hospital de campanha

    Soyo - Um hospital de campanha com capacidade para internar 50 pacientes começa a ser montado, nos próximos 15 dias, no município do Soyo, província do Zaire, anunciou esta quarta-feira, o secretário de Estado para a Área hospitalar, Leonardo Inocêncio.

  • 26/09/2020 17:06:18

    Covid-19: MPLA distribui máscaras faciais e sabão nas comunidades

    Mbanza Kongo - Sete mil e 400 famílias vulneráveis residentes no bairro 11 de Novembro, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, receberam, neste sábado, máscaras faciais e sabão azul para a prevenção contra a Covid-19.