Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Outubro de 2020 | 11h59 - Actualizado em 14 Outubro de 2020 | 11h58

Covid-19: Huíla retoma testes de biologia molecular

Lubango - O laboratório de virologia para diagnosticar casos da covid-19 na Huíla, montado no Hospital Central do Lubango “Agostinho Neto”, retomou (na terça-feira) a realização de testes por RT-PCR, depois de substituir o aparelho Laminar 1 por um termociclador que confere maior fiabilidade aos resultados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huila : Hospital Central do Lubango retomou, na terça-feira, os testes sobre a covid-19

Foto: Morais Silva

Segundo apurou a Angop, no primeiro dia foram feitos sete exames,  três dos quais resultaram positivo. O laboratório tem capacidade para processar 20 amostras a cada oito horas, com prioridade para casos internos da unidade que apresentem sintomas de insuficiência respiratória.

Os primeiros testes tinham sido feitos, pela primeira vez, pelo laboratório doado por Portugal à Universidade Mandume, no dia 20 de Agosto, mas teve que interromper em Setembro, por avaria na câmara de fluxo laminar 1.

Em entrevista hoje, quarta-feira, à Angop, a directora da referida unidade, Maria Lina Antunes, disse que se movimentou um termociclador específico do laboratório de micro-biologia, com o teste mais barato e resposta mais rápida, enquanto se agaurda por um outro aparaleho de fluxo laminar 2, adquirirdo na Europa.

Segundo a responsável, a prioridade daquela que é a maior unidade do sul de Angola (520 camas) é para casos de doentes internados com insuficiência respiratória.

Maria Lina Antunes observou que actualmente a unidade conta com 11 doentes internados, três dos quais graves e com respiração assistida. Um teve alta nesta terça-feira e outros dois devem ser liberados nesta quinta-feira.

Fez saber ainda que está criada uma sala específica de triagem para casos de insuficiência respiratória, a fim de se evitar que doentes com a covid-19 se misturem com outros nas urgências, já que a unidade regista entre sete a 11 casos/dia com suspeitas da doença.

Por sua vez, a directora provincial da Saúde, Luciana Guimarães, frisou que em relação a casos suspeitos da comunidade, em primeiro lugar serão tidos em conta os factores de risco, como cormobilidades e a condição clínica do paciente, pois algumas amostras continuarão a ser mandadas a Luanda, onde há maior capacidade de testagem.

“O laboratório prioriza os internados, mas também vai olhar para as comunidades em caso de apresentarem sintomas da doença ou mesmo falecidos para se determinar a causa da morte”, adiantou.

Sublinhou que para a unidade, só casos de insuficiência respiratória dão entrada, e que os de sintomas leves ou assintomáticos são mandados para postos de acompanhamento da Quilemba e quarentena domiciliar.

O Hospital Central do Lubango tem agora capacidade para internar 31 doentes com covid-19, dos quais 18 com ventilação mecânica em simultâneo.

Recebido em Julho último, o laboratório foi montado no Hospital Agostinho Neto. É uma doação à Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, inserida num projecto apoiado por Portugal. O mesmo contempla materiais de prevenção da Covid-19, equipamentos de protecção individual e o aparelho PCR-RT.

Assuntos Província » Huíla   Saúde  

Leia também
  • 13/10/2020 20:25:03

    Covid-19: Quatro dos mil alunos testam positivo

    Luanda - Quatro dos mil alunos de 10 escolas de Luanda testados para a Covid-19, com exames serológico (teste rápido), estão infectados pela pandemia, informou hoje, terça-feira, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

  • 13/10/2020 19:26:45

    Covid-19: Comissão pede calma pela demora de resultados

    Cuito - A Comissão Provincial Intersectorial de Combate e Prevenção à Covid-19 apelou à calma hoje, terça-feira, na cidade do Cuito (Bié), aos cidadãos que aguardam pelos resultados dos testes da Covid-19, efectuados há mais de um mês.

  • 13/10/2020 19:04:45

    Covid-19: Hospital reforçado com material de biossegurança

    Bibala - Um lote de material de biossegurança, composto por luvas, álcool em gel, máscaras, seringas, termómetros e outos meios foram hoje, terça-feira, entregues ao Hospital Municipal da Bibala, na província do Namibe, para prevenção da Covid-19.