Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

15 Outubro de 2020 | 16h02 - Actualizado em 15 Outubro de 2020 | 16h02

Covid-19: Laboratório Molecular do Uíge inicia testes em breve

Uíge - O Laboratório de Biologia Molecular em instalação no Uíge, deste Agosto, para realizar dois mil testes de Covid-19 por dia, recebeu (quarta-feira) diversos equipamentos, aparelhos e materiais hospitalares para na sexta-feira iniciar testagem ao vírus Sars Cov-2.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os meios, oferecidos pelo Ministério da Saúde, estão a ser instalados na referida infraestrutura, já com sala de extração de amostras, de reunião, de amplificação e administrativa, dormitórios e um reservatório de água, com capacidade de sete mil litros.  

O laboratório localiza-se junto ao Depósito Provincial de Medicamentos, no bairro Sonangol, a cinco quilómetros a norte da cidade do Uíge, e os meios estão a ser montados por especilalistas vindos de Luanda.

Na entrega, feito pela directora nacional para área hospitalar, Jovita Chocoputo, a vice-governadora para sector Político, Social e Económico, Maria Fernando Cavungo, disse que o laboratório “tem valências para atender outras doenças e que representa grande passo no combate à pandemia”.

A responsável recordou que a instituição tem capacidade para processar dois mil testes por dia, sendo mil de RT-PCR e outros mil de serologia, atendendo também as provincias do Cwanza-Norte, Bengo e Malanje.

A directora garantiu existirem condições técnicas, matérias e humanas para o início dos testes de Covid-19 na circunscrição. Anunciou que vai funcionar inicialmente com quatro técnicos treinados em Luanda e que, por sua vez, formarão outros para potenciar o labotarório na detenção de casos.

No quadro do combate à pandemia, Jovita Chocoputo e sua comitiva visitaram ainda o hospital de campanha em construção no bairro Catapa, desde Setembro, com capacidade para cem (100) camas para internamento, cuja execução da obra encontra-se já a cerca de 50 por cento.

Instalado num espaço de 4 mil metros quadrados, a unidade tem 80 metros de comprimentos e 25 de largura. As obras terminam em Novembro e tem já actualmente as paredes e o tecto, faltando as portas, janelas, as salas de internamentos, zona sanitária e de serviços administrativos.

Leia também
  • 14/10/2020 19:53:46

    Covid-19: Angola com 166 novas infecções e 40 recuperados

    Luanda - As autoridades sanitárias anunciaram, nesta quarta-feira, o registo de 166 novos casos, 40 pacientes recuperados e cinco óbitos.

  • 14/10/2020 11:59:06

    Covid-19: Huíla retoma testes de biologia molecular

    Lubango - O laboratório de virologia para diagnosticar casos da covid-19 na Huíla, montado no Hospital Central do Lubango “Agostinho Neto”, retomou (na terça-feira) a realização de testes por RT-PCR, depois de substituir o aparelho Laminar 1 por um termociclador que confere maior fiabilidade aos resultados.

  • 13/10/2020 20:25:03

    Covid-19: Quatro dos mil alunos testam positivo

    Luanda - Quatro dos mil alunos de 10 escolas de Luanda testados para a Covid-19, com exames serológico (teste rápido), estão infectados pela pandemia, informou hoje, terça-feira, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.