Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Outubro de 2020 | 11h14 - Actualizado em 14 Outubro de 2020 | 11h14

Hospital do Golungo Alto ganha equipamentos ecografia e raio-X

Golungo Alto - O Hospital Municipal do Golungo Alto, província do Cuanza Norte, ganhou, na terça-feira, um ecógrafo e um aparelho de raio-X.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os equipamentos foram adquiridos recentemente pela Administração Municipal do Golungo Alto, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), num investimento de 58 milhões e 200 mil kwanzas.

O ecógrafo é o primeiro do município. A unidade sanitária antes dependia do Hospital Provincial do Cuanza Norte, em Ndalatando, para fazer este exame, que é essencial no atendimento de pacientes, sobretudo mulheres grávidas.

Segundo a administradora municipal, Teresa da Costa, dentro de duas semanas o próprio hospital vai oferecer os exames de ecografia.

Já o aparelho de raio-X  vai substituir o antigo equipamento de radiologia com muitos anos de uso e que se encontrava avariado desde 2018.

Para Malenguila Kidia, director geral da instituição, os equipamentos vão suprir uma das necessidades prementes do hospital, garantindo mais celeridade e segurança aos exames.

“São serviços que faziam falta e que vão reduzir as transferências de pacientes para os hospitais provinciais para exames”, disse.

Dois técnicos, um em capacitação numa das unidades sanitárias de referência e outro em fim de formação superior na área de imagiologia, na província de Malanje, vão assegurar o funcionamento dos novos aparelhos.

O hospital, com capacidade de internar 60 doentes, funciona com quatro médicos, 29 enfermeiros e dispõe dos serviços de maternidade, pediatria, banco de urgência, farmácia, laboratório, CATV, hemoterapia, medicina, planeamento familiar, materno-infantil, PAV, tuberculose, entre outros.

A unidade atende, em média, 200 pacientes/dia e necessita de pelo menos 100 novos técnicos de saúde, entre enfermeiros e médicos de diferentes especialidades.

Com uma população estimada em 33 mil e 834 habitantes, o município do Golungo Alto possui três comunas, nomeadamente Cêrca, Kiluanje e Cambondo. 

O PIIM no município do Golungo Alto contempla cinco projectos nos domínios da educação, saúde, vias de comunicação e saneamento básico, avaliados em 788 milhões, 593 mil, 231 kwanzas.

Leia também
  • 08/10/2020 17:34:15

    Covid-19: Parteiras tradicionais em Menongue capacitadas

    Menongue - Vinte parteiras tradicionais de Menongue, capital do Cuando Cubango, foram capacitadas na quarta-feira sobre medidas preventivas e combate à Covid-19, sobretudo o uso de máscaras faciais, álcool em gel e outros meios de biossegurança.

  • 07/10/2020 19:44:56

    Covid-19: Luanda sob cerca sanitária por mais um mês

    Luanda - Apesar do abrandamento de algumas medidas, em vigor até hoje, a capital do país (Luanda) vai-se manter sob cerca sanitária até ao dia sete (07) de Novembro, no quadro do prolongamento do actual período de Situação de Calamidade Pública, que o país vive desde o dia 26 de Maio deste ano.

  • 26/09/2020 15:47:41

    Covid-19: Enaltecido contributo da OMA nas acções de combate

    Ndalatando - O 1º secretário do MPLA na província do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, enalteceu, neste sábado, o da Organização da Mulher Angolana (OMA) nas acções mobilizativas de combate à Covid-19.