Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Setembro de 2007 | 13h26

Província do Moxico completa 90 anos

Luena

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luena, 16/09 – A província do Moxico completou este sábado 90 anos desde que passou à categoria de distrito, por Decreto-lei Nº 3365, de 15 de Setembro de 1917, como território desmembrado do antigo distrito de Benguela.

Por este facto histórico, governantes, políticos, estudantes e membros dasociedade civil reuniram-se no salão paroquial da Sé Catedral do Luena, para reflectirem sobre a data e perspectivar o futuro da região, sob o lema “com a paz e unidade nacional reconstruamos a província”.

O historiador Francisco Chiwende, que dissertou um tema sobre a criaçãodo distrito, disse que a actual província do Moxico foi conhecidainicialmente pelo nome de “região luvale” até 1895 e o primeiro português que viajou de Benguela para estas paragens foi José de Assunção e Melo em missão comercial, em 1794.

A primeira expedição de ocupação portuguesa aconteceu em Março de 1895, chefiada pelo tenente-coronel Trigo Teixeira, explicou.

A vasta região do Moxico, actualmente com 223 mil e 23 quilómetros quadrados, sofreu diversas e profundas mutações impostas por necessidade da evolução administrativa da soberania e política colonial portuguesa, disse.

De acordo com o historiador, Moxico era o nome de um soba da região. A palavra deriva de uma espécie de cesto “Muxiko”, que servia para o transporte de víveres e armas de resistência anti-colonial.

Como o “Muxiko era um recipiente destinado a conter tudo o que se produzia, o soba, como era o receptáculo de todas as questões da sua jurisdição”, adaptou o nome para ele, seus sucessores e depois para toda a região, contou o prelector.

Com sede na cidade do Luena (ex-Vila Luso), o território da província doMoxico é povoado actualmente por mais de 800 mil habitantes, dos gruposetnolinguísticos Tchokwe, Luena (luvale), Bunda, Luchazes, Lunda-Dembo,Umbundos e pequenos outros.

Administrativamente, a província do Moxico, a maior de Angola, subdivide-se em nove municípios, nomeadamente, Alto-Zambeze, Bundas, Luacano, Luau,Luchazes, Léua, Moxico (sede), Kameia e Kamanongue, com 21 comunas.