Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

18 Novembro de 2009 | 20h03 - Actualizado em 18 Novembro de 2009 | 20h03

Revitalizada geminação entre Cacuaco e Alcobaça

Luanda

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - O administrador municipal de Cacuaco, Carlos Alberto Cavuquila, disse hoje, quarta-feira, que a geminação entre as municipalidades de Cacuaco (província de Luanda/Angola) e Alcobaça (distrito de Leiria/Portugal), estão revitalizadas.

A fonte prestou esta informação à Angop, após o regresso ao país, depois da visita que efectuou àquela circunscrição, durante cinco dias, tendo chefiado uma delegação composta por responsáveis municipais e da associação de empresários de Cacuaco.

“O município de Cacuaco está geminado com o da Alcobaça há cerca de 13 anos e desde a assinatura dos acordos nunca se deu mais nenhum passo concreto de corporização da geminação”, recordou.

Acrescentou que a ida a Alcobaça teve como objectivo pôr em prática os acordos existentes e isto foi de comum acordo, durante a visita.

Informou ainda que no município de Cacuaco existem mais de sete alcobacenses, envolvidos em acções empresariais, construção civil, produção de materiais de construção, entre outras actividades industriais.

Face a vista, o município de Alcobaça vai financiar uma escola primária com 10 salas, superação técnico-profissional de professores ligados a coordenação de disciplina de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e outras disciplinas achadas convenientes.

A superação profissional em matérias de gestão hospitalar, análises laboratoriais, formação de bombeiros, urbanismo, engenharia e arquitectura, promoção imobiliária, bem como trocas comerciais entre os empresários comerciais de ambas as partes na troca de fluxos comerciais, fazem parte dos actos a serem implementados a partir do próximo ano.

Carlos Cavuquila informou que retribuiu o convite ao presidente da câmara de Alcobaça, no sentido de visitar Cacuaco, de preferência por ocasião do lançamento da primeira pedra da construção da escola primária, cuja data não revelou.