Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Maio de 2009 | 18h23 - Actualizado em 24 Maio de 2009 | 18h23

Procissão de velas marca peregrinação ao santuário de Ndalatando

Kwanza Norte

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 Ndalatando  - Cerca de mil e 500 fiéis católicos, de várias  províncias do  país, participaram,   sábado, de uma procissão de velas que marcou a tradicional peregrinação anual ao santuário diocesano de "Nossa Senhora Maria Auxiliadora" na cidade de Ndalatando, Kwanza Norte.

A actividade promovida pela congregação missionária dos padres salesianos de Dom Bosco, além de marcar as comemorações da festa de "Maria Auxiliadora" abarcou  ainda as festividades dos 150 anos da institucionalização da referida congregação missionária fundada  em 1859.

De acordo com uma fonte da organização da actividade, contrariamente às realizações anteriores,  o trajecto da peregrinação habitualmente realizada num percurso de mais de 30 quilómetros desde a localidade do Dange-ya-menha, no município de Cambambe até Ndalatando (sede provincial), foi restringida para sete quilómetros das artérias da cidade de Ndalatando.

A justificação da redução do percurso, segundo a fonte, resultou do facto de  que no trajecto anterior percorria-se o morro do "Binda", que além de uma inclinação acentuada e faixa de rodagem com dimensões estreitas, não permetia  uma caminhada normal dos peregrinos em simultâneo.

Trajados de branco, com velas nas mãos e munidos ainda de bíblias e terços de oração, os cristãos entoavam cânticos religiosos com muito entusiasmo.

Leia também
  • 04/02/2019 22:16:51

    Associação planta mais de 600 árvores na Banga

    Banga - Pelo menos 650 espécies de árvores ornamentais e fruteiras foram plantadas esta segunda-feira, na vila da Banga, sede do município com o mesmo nome, província do Cuanza Norte, numa acção da associação dos naturais e amigos da localidade, Anabanga.

  • 02/02/2019 11:48:28

    Cuanza Norte: Arranque da campanha de sensibilização contra violência doméstica

    Ndalatando - O Gabinete Provincial do Cuanza Norte de Acção Social, Família e Igualdade de Género realiza desde sexta-feira, no município do Cazengo, uma campanha de sensibilização porta-à-porta, destinada a prevenir casos de violência doméstica e restaurar a harmonia e coesão familiar.

  • 01/02/2019 20:53:35

    PN arrecada mais de dois milhões AKZ em multas

    Ndalatando - Dois milhões, 414 mil e 454 kwanzas é o valor arrecadado, em uma semana, pela Polícia de Viação e Trânsito no Cuanza Norte, mais 24 mil e 730 kwanzas, comparativamente ao igual período anterior, resultante de 149 (+29) multas aplicadas aos automobilistas e motociclistas por diversas violações às normas que regem o Código de Estrada.

  • 26/01/2019 06:39:40

    Vice-governadora destaca cooperação com organizações da sociedade civil

    Ndalatando - A vice-governadora provincial do Cuanza Norte para o sector politico, social e económico, Leonor da Silva de Lima e Cruz, destacou quinta-feira, em Ndalatando, a importância da cooperação e da parceria com a sociedade civil, na resolução dos problemas das comunidades locais.