Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Setembro de 2009 | 18h58 - Actualizado em 30 Setembro de 2009 | 18h57

Governo conta com mais um parceiro para a implementação de projectos sociais

Moxico

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

  

Luena - O governo do Moxico contará a partir de Outubro com a parceria de uma organização não-governamental nacional, na implementação de projectos de impacto social, com mais incidência no meio rural.

Trata-se da Associação de Desenvolvimento Agro-Pecuário e Zonas Rurais (ADAPZR), com sede na província em Lubango (Huíla), e que estende os seus projectos ao Moxico, nos sectores de saúde, educação, agro-pecuária, construção civil e de protecção do meio ambiente, entre outros.

Em declarações à Angop, o representante geral da ADAPZR, Manuel Capitango, disse que estão já identificados 22 projectos que serão implementados na cidade do Luena e sedes municipais do Luau, Bundas, Kameia e Léua.

Entre outros projectos em carteira apontou a construção de escolas de ensino primário, reparação de estradas secundárias, terciárias e arruamentos, povoamento e repovoamento florestal e arborização de bairros.

A plantação de bananeiras e cana-de-açúcar, construção de casas e latrinas económicas, saneamento básico, palestras de sensibilização sobre o Vih/Sida, o turismo de lazer, o fomento do comércio rural, desporto e direitos humanos igualmente constam na lista de projectos para o Moxico, para o período de 2009 a 2012.    

Manuel Capitango explicou que a implementação destes projectos contará com possíveis apoios financeiros das embaixadas de Portugal, Argentina, Suécia, África do Sul, Coreia do Sul, UNICEF, Agência do Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID), do Governo da província, para além de recursos dos associados.

Por outro lado, aclarou que é intenção da Ong, fundada em 1995, ajudar o governo no seu amplo programa de melhoria e aumento de oferta dos serviços sociais básicos às populações, bem como no combate à fome e pobreza.  

Actualmente a ADAPZR tem representações nas províncias do Huambo, Benguela, Namibe, Bié Moxico, Luanda, Cunene e Kuando Kubango e em 19 países africanos, entre eles, África do Sul, Zâmbia, Zimbabwé, Namíbia, Moçambique, Botsuana e República Democrático do Congo. 

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 27/11/2018 19:04:40

    Mais de 700 casos de violência doméstica registados no Moxico e Lunda Norte

    Luanda - Perto de 700 casos de violência doméstica foram registados, nas províncias do Moxico e da Lunda -Norte, de Janeiro até a presente data, com destaque a falta de prestação de alimentos, fuga à paternidade e abandono familiar, segundo dados dos respectivos Gabinetes Provinciais de Acção Social, Família e Igualdade do Género.

  • 25/11/2018 15:42:52

    Ordenados três novos padres na diocese do Luena

    Luena - O clero diocesano católico na província do Moxico encontra-se desde hoje, domingo, reforçado com três novos padres ordenado pelo bispo da Diocese do Luena, Dom Jesus Tirso Blanco, em missa decorrido no pavilhão gimnodesportivo "27 de Março" desta cidade.

  • 24/11/2018 13:19:58

    Denúncias falsas podem levar à prisão - alerta procurador

    Luena - O Procurador da República colocado na sala dos crimes comuns do Tribunal Provincial do Moxico, Simão Tchaluka, alertou hoje, no Luena, que o acto de denúncias falsas podem levar o individuo à pena, que vai de um mês a um ano de prisão.

  • 24/11/2018 13:06:48

    MED apresenta manuais actualizados para ensino primário

    Luena - O Ministério da Educação apresentou nesta sexta-feira, na cidade do Luena, província do Moxico, manuais escolares actualizados da educação pré-escolar e do ensino primário, no âmbito do programa de adequação curricular.