Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

26 Outubro de 2009 | 12h55 - Actualizado em 26 Outubro de 2009 | 12h55

Autoridades preocupadas com presença de jacarés em Massangano

Kwanza Norte

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dondo - As autoridades administrativas da comuna de Massangano, no município de Kambambe, Kwanza Norte, estão preocupadas com a frequente presença de jacarés nas bermas do rio Lukala.

Em declarações hoje à Angop, em Massangano, o administrador comunal, Paulo José, informou que os jacarés procuram atacar banhistas.

Explicou que a 19 de Outubro corrente, na localidade de Nova Oeira, um jovem de 18 anos de idade, desapareceu do rio Lucala, tendo sido encontrado apenas uma das suas pernas, na berma do rio, com fortes vestígios de que o resto do corpo tenha sido devorado por jacarés.

Os animais, que além de Nova Oeira, estão a ameaçar também os aldeões de Capungo, Ngola Kiluanje, Kanguenhe e Kichoto (comuna de Massangano). São mais frequentes no período das cheias dos rios Lucala e Kwanza, que anualmente se verificam entre Outubro a Abril do ano seguinte, explicou.

Por outro lado, exprimiu-se ainda preocupado com as frequentes mortes por afogamento que se têm verificado nos rios Kwanza e Lukala e nas lagoas da região.

De Janeiro até a presente data, registou-se sete mortes por afogamento nas lagoas de Carinda, Cazanga, Kiombe e no rio Lucala, sendo que algumas das vítimas por frequentarem as águas em estado de embriaguez ou em período de fortes calemas.

Paulo José sugeriu aos órgãos afins a criação de equipas de fiscalização para o controlo dos banhistas sobretudo de forma isolada.

Leia também
  • 09/02/2019 06:15:51

    MAPTSS propõe revisão da lei da greve

    Ndalatando - O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) vai propor, este ano, a aprovação de uma nova Lei da Greve, da Actividade Sindical e da Negociação Colectiva, anunciou sexta-feira, em Ndalatando, Cuanza Norte, o titular da pasta, Jesus Maiato.

  • 08/02/2019 12:25:05

    Vítimas do acidente do Cuanza Norte transferidas para Luanda

    Ndalatando - Sete feridos graves, das 17 vítimas do acidente ocorrido quinta-feira, na Estrada Nacional número 230-A, que recebiam assistência no Hospital Provincial do Cuanza Norte, em Ndalatando, foram transferidos, nesta sexta-feira, para unidades hospitalares de Luanda.

  • 08/02/2019 05:03:03

    Acidente de viação provoca 13 mortos e 17 feridos

    Ndalatando - Treze mortos e 17 feridos é o saldo de um acidente de viação ocorrido hoje, quinta-feira, na estrada Nacional nº 230-A, na localidade da Beira Alta, município de Cambambe, província do Cuanza Norte.

  • 07/02/2019 22:32:13

    MAPTSS reequipa centro de formação do país

    Ndalatando - Os centros públicos de formação profissional do país começam a ser reequipados e modernizados, a partir deste ano, no quadro da nova dinâmica formativa, informou, quinta-feira, no Cuanza Norte, o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Jesus Maiato.