Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Fevereiro de 2010 | 18h03 - Actualizado em 16 Fevereiro de 2010 | 01h37

Comerora-se hoje Dia de São Valentim

Efeméride

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - Comemora-se neste  domingo, 14 de Fevereiro, em vários países do Mundo o Dia de São Valentim, conhecido como Dia dos Namorados.

Neste dia celebra-se a união amorosa entre casais, tendo como principal referência a troca de presentes, postais e cartões com mensagens românticas, ou seja, manifestações de carinho e apreço para a elevação do amor, paz, amizade, etc.

A história do Dia de São Valentim remonta desde a altura em que o governo do imperador Claudius II, na segunda metade do século III, o Império Romano estava envolvido em diversas campanhas militares consideradas demasiadas sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões.

Os homens do império não queriam se alistar no exército porque tinham as suas mulheres e seus filhos e não queriam se separar deles. Para resolver este problema, o imperador ordenou e decretou que os jovens fossem proibidos de acasalar ou casar.

Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou efectuar casamentos de jovens apaixonados. Ele era da opinião que o homem não tinha direito de separar tão belos sentimentos: o Amor.

Contudo, quando o imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimónias ordenou a decapitação do bispo Valentim, facto que ocorreu a 14 de Fevereiro de 270. Em 498, o Papa Gelasius canonizou-o, pela sua abnegação em prol da fé e do amor.

Durante a Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e na França. Vários países adoptaram este dia como feriado. É o caso da Inglaterra desde o século VII e dos Estados Unidos desde 1700.

No entanto, com o passar do tempo, o conceito de amor romântico, caracterizado pela troca de presentes, postais, cartões e flores, simbolizando a afectividade entre os casais, foi cedendo a outros interesses de índole económica.

Hoje, é por demais visível o simples e nobre a dar lugar ao supérfluo e sumptuoso, é cada vez maior a propensão de se oferecer um perfume caro ao invés de uma rosa cheirosa.

Contudo, nesta data, os amantes têm a oportunidade de lembrar e reflectir que a fase do namoro é um período excepcional para o conhecimento de duas pessoas, geralmente jovens, de sexo oposto.

Assim, o namoro é um período na vida que permite duas pessoas se conhecerem melhor, factor importante para o alicerce de uma nova família que se quer sólida.