Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Novembro de 2010 | 12h12 - Actualizado em 03 Novembro de 2010 | 12h19

População do Namibe mobiliza-se para receber restos mortais do bispo Dom Feliciano Tomás

Namibe

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Namibe - A população do Namibe está mobilizada para hoje, quarta-feira, deslocar-se ao aeroporto Yuri Gagarine para receber os restos mortais do primeiro bispo da diocese, Dom Feliciano Mateus Tomás, falecido a 30 de Outubro, vítima de acidente de viação.


Segundo o padre Mutali, da igreja católica, os restos mortais de Dom Feliciano Mateus Tomás chegam ao Namibe ás 11 horas, partindo da província de Benguela, e será acompanhado por mais de 15 bispos da CEAST (Conferência Episcopal dos Bispos de Angola e São Tomé e Príncipe.


No Namibe, os restos mortais do bispo vão ao bispado, para o cumprimento dos rituais católicos e assinatura do livro de condolências.


O funeral está previsto para quinta-feira, no cemitério municipal, na presença dos familiares, fiéis católicos e população em geral. 


Antes da cerimónia fúnebre, será rezada uma missa de corpo presente, bem como haverão intervenções da CEAST, da diocese de missionários, da Cica (conselho das igrejas cristãs em Angola) e do governo da província do Namibe.


Depois de dois anos, os restos mortais do bispo serão transladados do cemitério municipal para a sé Catedral, onde vai permanecer no corredor de uma das naves da igreja por ser o primeiro bispo desta dioceses.


O prelado nasceu a 21 de Fevereiro de 1958,no município do Chinguar,Província do Bié , filho de Feliciano Kanonbo e de Filomena Wandi. Dom Mateus foi nomeado pelo Papa Bento XVI e ordenado bispo a 21 de Jungo de 2009, na Sé Catedral do Huambo, tendo tomado posse como bispo do Namibe, a 5 de Julho do mesmo ano.


Na missa dos finados realizada nesta última terça-feira o padre Manuel Sapalalo pediu aos fiéis que intensifiquem os momentos de oração para que Deus todo-poderoso ilumine a alma daquele que foi o grande pastor desta diocese no Namibe.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 09/02/2019 12:15:04

    Namibe: Comandante quer efectivos da PN leais

    Moçâmedes - O comandante da Polícia Nacional do Namibe, comissário Alberto Sebastião Mendes, apelou hoje, sábado, no município da Bibala, os efectivos da sua corporação a primarem pela lealdade, maior disciplina, organização e profissionalismo, por forma a manter a ordem, segurança e tranquilidade dos cidadãos.

  • 06/02/2019 16:12:27

    Mil jovens frequentam cursos de formação profissional no Namibe

    Moçamedes - Mil jovens começaram a frequentar os cursos de formação profissional nos cursos de serralharia, electricidade, carpintaria, canalização, informática e contabilidade, nos cinco centros nos municípios da província do Namibe.

  • 31/01/2019 17:20:39

    Sector do Ambiente do Namibe lança plano "Lixo Zero"

    Moçâmedes - Um plano denominado "Lixo Zero", promovido pelo Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão do Resíduos Sólidos e Saneamento do Meio da província do Namibe, foi lançado hoje, quinta-feira, no município de Moçâmedes, com objectivo de tornar a região mais limpa.

  • 30/01/2019 18:41:07

    Ex-comandante dos bombeiros condenado a 16 anos de prisão

    Moçâmedes - O ex-comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Alberto Domingos Mendes Machado, foi condenado hoje, quarta-feira, pelo tribunal provincial do Namibe, na pena única de 16 anos de prisão maior pelo crime de peculato.