Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

03 Novembro de 2010 | 12h12 - Actualizado em 03 Novembro de 2010 | 12h19

População do Namibe mobiliza-se para receber restos mortais do bispo Dom Feliciano Tomás

Namibe

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Namibe - A população do Namibe está mobilizada para hoje, quarta-feira, deslocar-se ao aeroporto Yuri Gagarine para receber os restos mortais do primeiro bispo da diocese, Dom Feliciano Mateus Tomás, falecido a 30 de Outubro, vítima de acidente de viação.


Segundo o padre Mutali, da igreja católica, os restos mortais de Dom Feliciano Mateus Tomás chegam ao Namibe ás 11 horas, partindo da província de Benguela, e será acompanhado por mais de 15 bispos da CEAST (Conferência Episcopal dos Bispos de Angola e São Tomé e Príncipe.


No Namibe, os restos mortais do bispo vão ao bispado, para o cumprimento dos rituais católicos e assinatura do livro de condolências.


O funeral está previsto para quinta-feira, no cemitério municipal, na presença dos familiares, fiéis católicos e população em geral. 


Antes da cerimónia fúnebre, será rezada uma missa de corpo presente, bem como haverão intervenções da CEAST, da diocese de missionários, da Cica (conselho das igrejas cristãs em Angola) e do governo da província do Namibe.


Depois de dois anos, os restos mortais do bispo serão transladados do cemitério municipal para a sé Catedral, onde vai permanecer no corredor de uma das naves da igreja por ser o primeiro bispo desta dioceses.


O prelado nasceu a 21 de Fevereiro de 1958,no município do Chinguar,Província do Bié , filho de Feliciano Kanonbo e de Filomena Wandi. Dom Mateus foi nomeado pelo Papa Bento XVI e ordenado bispo a 21 de Jungo de 2009, na Sé Catedral do Huambo, tendo tomado posse como bispo do Namibe, a 5 de Julho do mesmo ano.


Na missa dos finados realizada nesta última terça-feira o padre Manuel Sapalalo pediu aos fiéis que intensifiquem os momentos de oração para que Deus todo-poderoso ilumine a alma daquele que foi o grande pastor desta diocese no Namibe.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 14/11/2018 19:30:26

    Cidadão condenado a 14 anos de prisão por matar esposa

    Moçâmedes- Um cidadão angolano, identificado por Ivan Moreira Gonçalves Serrão, de 34 anos de idade, foi condenado hoje, quarta-feira, nesta cidade, a pena de 14 anos de prisão maior, por prática de crime de homicídio contra a esposa.

  • 14/11/2018 18:42:12

    Responsáveis traçam estratégias do plano do FAS2018/2022

    Moçâmedes- Responsáveis de distintos órgãos sedeados na província traçaram hoje, terça-feira, nesta cidade, estratégias de implementação do plano do Fundo de Apoio Social (FAS), para o alcance dos objectivos preconizados para o período de 2018-2022, promovendo deste modo políticas que visam o desenvolvimento sustentável no seio das comunidades mais carentes.

  • 05/11/2018 17:05:27

    Lucira inscreve jovens para formação profissional

    Moçâmedes - Setenta e um jovens, com idades compreendidas entre 18 aos 25 anos de idade, estão inscritos nos cursos de formação profissional do Centro de Artes e Ofícios da comuna da Lucira, município de Moçâmedes, província do Namibe.

  • 05/11/2018 16:05:24

    Responsável apela ao redobrar de segurança na extinção de incêndios

    Mçâmedes - O comandante dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiro do Namibe, intendente de Bombeiro, Rafael Samuel Salatiel, apelou, hoje, segunda-feira, aos efectivos deste comando, a redobrarem as medidas de segurança que visam combater os incêndios no seio das comunidades, sobretudo as mais vulneráveis.