Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

17 Agosto de 2011 | 18h10 - Actualizado em 17 Agosto de 2011 | 18h15

Município de Dala ganha novas infra-estruturas sóciais

Lunda Sul

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Saurimo - A vila do Dala, no município com o mesmo nome, a 160 quilómetros de Saurimo, capital da província da Lunda Sul, conta desde hoje com quatro novas infra-estruturas sociais erguidas no âmbito do programa de investimentos públicos (PIP) que o executivo provincial leva a cabo.

Consta da lista uma escola, com 14 salas de aulas, um complexo residencial para professores, três casas geminadas do tipo T2 para técnicos e um mercado municipal, no âmbito dos festejos dos 43 anos daquela localidade assinalados a 16 de Agosto.

As infra-estruturas foram inauguradas pela governadora provincial, Cândida Narciso, que na ocasião frisou que a construção das infra-estruturas resulta da execução do programa integrado de combate à fome e à redução da pobreza.

"Compreendemos que ainda estamos longe de satisfazer todas as necessidades dos nossos concidadãos, mas estamos confiantes de que com paciência e união de todos seremos capazes de, tão rapidamente, quanto possível resolver os problemas que mais afligem as nossas populações",enfatizou.

De acordo com o administrador municipal, João Txiculo Martins, outros empreendimentos estão em curso, tais como a construção de um lar para estudantes, uma creche, um parque infantil, um hospital municipal a ser construído de raiz, comando municipal da Polícia Nacional, residência para o comandante, residência para o soba e moradia para professores e técnicos, entre outros.

Sublinhou estarem a ser desenvolvidas várias acções que visam melhorar as condições de vida das populações, destacando a construção e reabilitação de escolas, em Samujimo e Luachi, construção de pontes na comuna de Cazage, na localidade de Nhambaca , escola na aldeia do Tchicuza, moradias sociais nos bairros Sai e Cachilo, Cazoa, Luachimo, Cazoa e Biula, na comuna de Luma Cassai. 

A aquisição de chapas de zinco e instrumentos de trabalho, entre machados, enxadas e catanas, para apoio às comunidades visando a elevação da produção, bem como aquisição de meios de transporte para apoio da actividade administrativa, constam também das tarefas desenvolvidas pela administração.

O município do Dala foi elevado a categoria de Vila a 16 de Agosto por portaria 15672 no boletim oficial 193.

Leia também
  • 04/02/2019 23:03:02

    Aulas de alfabetização condicionadas por falta de energia eléctrica

    Muconda- A falta de energia eléctrica em Cambongo, comuna de Cassai Sul, município do Muconda (Lunda Sul), tem condicionado as aulas de alfabetização e a prestação de serviços de saúde no posto médico da localidade.

  • 01/02/2019 23:23:21

    Inspectora-geral do MININT quer uma polícia mais pedagógica

    Saurimo - A inspectora-geral do Ministério do Interior (MININT), Margarida Jordão de Barros, reiterou hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), a necessidade dos efectivos da Polícia Nacional serem mais pedagógicos nas suas actuações na via pública, evitando actos que comprometam o órgão.

  • 01/02/2019 21:01:47

    SIC apresenta supostos marginais em Saurimo

    Saurimo - Trinta e seis marginais que se dedicavam a práticas de roubos, furtos qualificados e assaltos foram detidos, de 04 a 30 de Janeiro, do ano corrente, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Lunda Sul, revelou hoje, sexta-feira, o chefe do gabinete de Comunicação Institucional do órgão, António Sacuaia.

  • 29/01/2019 01:17:29

    Governo aumenta capacidade energética em Saurimo

    Saurimo - O governo da província da Lunda Sul vai iniciar, a partir de Fevereiro deste ano, um projecto para aumentar a capacidade energética no município de Saurimo, com a instalação de 12 Postos de Transformação (PT) com 630 (KVA), numa primeira fase.