Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Agosto de 2011 | 10h49 - Actualizado em 16 Agosto de 2011 | 12h06

Peregrinação à Muxima poderá contar com 500 mil fiéis

Religião

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Peregrinação vai levar este ano 500 mil fiéis à Muxima

Foto: Angop

Luanda – Pelo menos 500 mil peregrinos poderão estar presentes na festa dedicada à Nossa Senhora da Conceição da Muxima, a realizar-se de três a quatro de Setembro deste ano, apurou esta terça-feira a Angop do porta-voz da Diocese de Viana, padre Queirós Vieira.

Segundo o prelado, nesta edição a festa decorrerá sob o lema “Família levanta-te e caminha” tendo acrescentado que a escolha deste tema deve-se aos problemas que muitas famílias angolanas enfrentam, com destaque para a violência doméstica, crianças e elementos de terceira idade acusadas de feiticeiras, entre outros.

“Por isto achamos que este ano temos que rezar e reflectir à volta das famílias, que devem acorrer ao santuário e rezar pela solidez e sacramento ao matrimónio, a exemplo da família de Jesus, Maria e José”, disse.

Garantiu estarem a ser criadas as condições de acolhimento aos peregrinos, desde o acesso à segurança.

O programa estará concentrado em orações e peregrinação eucarística, de onde constam momentos dedicados aos doentes, aconselhamento, confissão, bem como uma procissão de velas e vigília durante a noite,

De acordo com o responsável, prevê-se a recepção de um número considerável de fiéis, mercê da melhoria das condições na estrada principal de acesso ao Santuário, bem como nas condições de infra-estruturas.

A vila da Muxima está localizada a cerca de 130 quilómetros de Luanda e existe desde os primórdios da ocupação portuguesa.

A imagem de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Senhora da Muxima (traduzido em kimbundu para português quer dizer Senhora do Coração) é uma das mais veneradas e de maior devoção popular em Angola, desde 1833.

A Igreja de Nossa Senhora da Muxima foi fundada em 1599, por Baltazar Rebelo de Aragão, sendo elevada à categoria de monumento a 12 de Janeiro de 1924.