Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Janeiro de 2012 | 19h18 - Actualizado em 13 Janeiro de 2012 | 19h18

Município de Muconda realiza 1ª edição das festas da cidade

Lunda Sul

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Saurimo – O município de Muconda, 190 quilómetros a leste de Saurimo, realiza hoje, a 1ª edição das festas da cidade, no âmbito dos 44 anos desde a sua consagração como circunscrição, pela portaria 15362 de 13 de Janeiro de 1968, com o nome de Nova-Chaves.

De acordo com a declaração das festas, o então Nova-Chaves, designação adoptada pelo último governador do distrito da Lunda, Bento Roma, em honra a sua cidade natal Chaves (Portugal), passa, depois da divisão política-administrativa da Lunda em duas, a tomar o nome do rio Muconda.

As festividades decorrem sob o lema "Nova-Chaves ontem, Muconda hoje, construamos um futuro melhor", que traduz as grandes mudanças sofridas no período pós independência e pós guerra civil e o desenvolvimento que hoje se verifica, que traduz o empenho do governo na construção e reabilitação de infra-estruturas sociais.

"Hoje a população do Muconda usufrui de novas estradas, pontes, escolas, postos de saúde, casas sociais, água potável, estação de rádio e televisão, energia e outros, graças a paz, que com muito esforço foi alcançada pelos angolanos dirigidos pelo presidente José Eduardo dos Santos", lê-se no documento a que a Angop teve acesso.

Muconda é parcela da Lunda Sul com uma extensão de 27 mil 926 quilómetros quadrados, que administrativamente faz fronteira a norte e nordeste com os municípios de Saurimo (Lunda Sul), Catximo e Luia (Lunda Norte), a sul com o município do Dala e ao leste com o Luau (Moxico) e a RDC.

O município é composto por quatro comunas, nomeadamente Muconda, Muriege, Chiluange e Cassai-Sul, com uma população estimada em 35 mil habitantes, maioritáriamente camponesa, das tribos cokwe, Lunda e Minungo que se dedicam a agricultura e pesca fluvial.

Banhado por uma grande quantidade de rios, todos afluentes da bacia hidrográfica do Cassai, o município do Muconda tem uma terra fértil para agricultura e uma fauna rica de várias espécies de animais.  

Leia também
  • 08/11/2018 16:40:38

    População de Cassai-Sul e Muriege clama por infraestruturas sociais

    Saurimo - A população das comunas de Cassai-Sul e Muriege, município do Muconda (Lunda Sul), solicitou hoje, quinta-feira, ao Governo Provincial, a construção de infraestruturas e serviços sociais básicos, mormente escolas, postos de saúde e água potável.

  • 08/11/2018 09:11:39

    CPJ sugere medidas para melhoria do sector social

    Saurimo - O Conselho Provincial da Juventude na Lunda Sul, sugeriu hoje, segunda-feira, em Saurimo, algumas medidas que podem contribuir para a melhoria dos sectores da educação, saúde, emprego, formação profissional e habitação nesta região.

  • 08/11/2018 08:53:26

    Orfanato 1 de Dezembro volta a albergar órfãos em 2019

    Saurimo - O Orfanato 1 de Dezembro voltará a albergar as 51 crianças que foram transferidas, em Novembro de 2017, no Lar de estudantes do município de Saurimo (Lunda Sul), devido a progressão de uma ravina que ameaçava destruir a infraestrutura.

  • 05/11/2018 15:42:40

    Governante quer contribuição de todos no saneamento básico

    Saurimo - O governador provincial da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, apelou, hoje, segunda-feira, as populações dos bairros Luavur e Santo António, a contribuírem no saneamento básico e no melhoramento das ruas circundantes, para evitar-se doenças nesta época chuvosa e melhorar a sua imagem.