Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Janeiro de 2012 | 19h18 - Actualizado em 13 Janeiro de 2012 | 19h18

Município de Muconda realiza 1ª edição das festas da cidade

Lunda Sul

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Saurimo – O município de Muconda, 190 quilómetros a leste de Saurimo, realiza hoje, a 1ª edição das festas da cidade, no âmbito dos 44 anos desde a sua consagração como circunscrição, pela portaria 15362 de 13 de Janeiro de 1968, com o nome de Nova-Chaves.

De acordo com a declaração das festas, o então Nova-Chaves, designação adoptada pelo último governador do distrito da Lunda, Bento Roma, em honra a sua cidade natal Chaves (Portugal), passa, depois da divisão política-administrativa da Lunda em duas, a tomar o nome do rio Muconda.

As festividades decorrem sob o lema "Nova-Chaves ontem, Muconda hoje, construamos um futuro melhor", que traduz as grandes mudanças sofridas no período pós independência e pós guerra civil e o desenvolvimento que hoje se verifica, que traduz o empenho do governo na construção e reabilitação de infra-estruturas sociais.

"Hoje a população do Muconda usufrui de novas estradas, pontes, escolas, postos de saúde, casas sociais, água potável, estação de rádio e televisão, energia e outros, graças a paz, que com muito esforço foi alcançada pelos angolanos dirigidos pelo presidente José Eduardo dos Santos", lê-se no documento a que a Angop teve acesso.

Muconda é parcela da Lunda Sul com uma extensão de 27 mil 926 quilómetros quadrados, que administrativamente faz fronteira a norte e nordeste com os municípios de Saurimo (Lunda Sul), Catximo e Luia (Lunda Norte), a sul com o município do Dala e ao leste com o Luau (Moxico) e a RDC.

O município é composto por quatro comunas, nomeadamente Muconda, Muriege, Chiluange e Cassai-Sul, com uma população estimada em 35 mil habitantes, maioritáriamente camponesa, das tribos cokwe, Lunda e Minungo que se dedicam a agricultura e pesca fluvial.

Banhado por uma grande quantidade de rios, todos afluentes da bacia hidrográfica do Cassai, o município do Muconda tem uma terra fértil para agricultura e uma fauna rica de várias espécies de animais.  

Leia também
  • 04/02/2019 23:03:02

    Aulas de alfabetização condicionadas por falta de energia eléctrica

    Muconda- A falta de energia eléctrica em Cambongo, comuna de Cassai Sul, município do Muconda (Lunda Sul), tem condicionado as aulas de alfabetização e a prestação de serviços de saúde no posto médico da localidade.

  • 01/02/2019 23:23:21

    Inspectora-geral do MININT quer uma polícia mais pedagógica

    Saurimo - A inspectora-geral do Ministério do Interior (MININT), Margarida Jordão de Barros, reiterou hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), a necessidade dos efectivos da Polícia Nacional serem mais pedagógicos nas suas actuações na via pública, evitando actos que comprometam o órgão.

  • 01/02/2019 21:01:47

    SIC apresenta supostos marginais em Saurimo

    Saurimo - Trinta e seis marginais que se dedicavam a práticas de roubos, furtos qualificados e assaltos foram detidos, de 04 a 30 de Janeiro, do ano corrente, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Lunda Sul, revelou hoje, sexta-feira, o chefe do gabinete de Comunicação Institucional do órgão, António Sacuaia.

  • 29/01/2019 01:17:29

    Governo aumenta capacidade energética em Saurimo

    Saurimo - O governo da província da Lunda Sul vai iniciar, a partir de Fevereiro deste ano, um projecto para aumentar a capacidade energética no município de Saurimo, com a instalação de 12 Postos de Transformação (PT) com 630 (KVA), numa primeira fase.