Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

25 Janeiro de 2012 | 18h35 - Actualizado em 25 Janeiro de 2012 | 17h38

Município da Bibala comemora um século

Namibe

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Namibe - O município agro-pecuário da Bibala, antiga Vila Arriaga, 168 quilómetros a Norte da cidade do Namibe, comemora a 1 de Fevereiro 100 anos desde a sua fundação.

Em declarações hoje à Angop, à margem do acto de abertura do programa de actividades, o historiador Pedro Batama lembrou que Ávila da Bibala foi reconhecida após o primeiro comboio vindo do Namibe sede ter atingido o município, a 1 de Fevereiro de 1912.

Explicou que, a partir daquela data, o município começou a desenvolver as suas actividades, sobretudo agropecuária, tendo sido construídas as primeiras residências para os funcionários do Caminho-de-ferro de Moçâmedes.

Este ano, está em curso a reabilitação da estrada Bibala/Tchicolongiro e Bibala/Lubango, com a colocação de tapete asfáltico, num percurso de mais de 100 quilómetros, trabalhos que já decorrem desde fiais de 2011.

A construção de uma nova estação dos Caminhos-de-ferro de Moçâmedes terá a sua conclusão em Março deste ano, facto que orgulha os munícipes da região e o executivo local.

Para o êxito das comemorações da fundação da vila da Bibala, a administração estabeleceu um programa de actividades que teve início dia 23 do mês em curso, com a participação de membros de distintos órgãos, entidades tradicionais e eclesiásticas.

Consta do programa das festividades várias inaugurações como a ponte do Rio Munhino, posto de saúde e residências para quadros na comuna de Kapangombe, visita a algumas obras em curso, como da Igreja Católica e da nova estação do Caminho-de-ferro da Bibala.

Actividades recreativas, como pega do boi e pau do cebo, actuação da banda Odisseia, corridas de motorizadas, atletismo num percurso de dois quilómetros, venda de disco e autografo do primeiro single do músico Timinox, fogo de artifício, galeria dos administradores que passaram pela vila fazem também do programa de festividades.

O município da Bibala localiza-se a 168 km a Norte da província do Namibe e faz fronteira a Norte com o município de Kamucuio, a Sul com o Virei, a Leste com a província da Huíla e a Oeste com a sede capital do Namibe.

Possui uma superfície de 7 674km2, representando 13,3% da sua superfície geral da província do Namibe.

Administrativamente, o município está dividido em quatro Comunas: Comuna Sede, Caitou, Lola, Munhino - Capangombe e povoação da Quilemba. A população da Bibala está estimada em 104, 895 habitantes com uma densidade populacional de 13,67 habitantes por km2.

Maioritariamente, a população é do Grupo etnolinguístico Nyanheca – Humbe, e também alguns grupos de Hereros (Mucubais e Nguenderengos) que localiza-se na faixa oeste do município.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também