Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

07 Fevereiro de 2012 | 15h56 - Actualizado em 07 Fevereiro de 2012 | 15h55

População do Alto Chicapa clama por mais escolas e centros médicos

Lunda Sul

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Saurimo - A população da comuna do Alto-Chicapa (Cacolo), a 108 da sede do município e 249 quilómetros da capital da província (Saurimo), clama a construção de mais escolas e centros médicos na sede, regedorias e aldeias unificadas.

A comuna com duas regedorias, quatro bairros unificados e nove aldeias e uma população estimada em 13 mil 129 habitantes conta actualmente com uma escola de carácter definitivo de três salas, oito escolas provisórias de uma sala cada e dois postos médicos, sendo um na sede e um no bairro Txilonda.

De acordo com o chefe de sector da educação, Jorge Salvador, foram matriculados para este ano lectivo 950 alunos.

Segundo o responsável, a comuna conta actualmente com 10 professores e 6 alfabetizadores, número muito ínfimo para o universo de alunos matriculados, de acordo com a lei de base do ensino que diz que cada turma deve ter no máximo 36 alunos.

Quanto a saúde, Guilherme Chilela, chefe do sector na comuna, disse contar com 4 enfermeiros, sendo 3 na sede e um no Txilonda, para um atendimento de 25 a 30 pacientes por dia.

Para o regedor Muacuango, a construção de mais escolas, postos médicos, pontes e reconstrução das estradas é a única maneira do governo combater a pobreza e a fome.

“Reconhecemos tudo que o nosso governo está a fazer para acudir a população na comuna, pois já construiu uma escola, centro médico e a residência dos técnicos da saúde e educação, então estamos certos de que tudo fará para o desenvolvimento desta em todos os níveis”, disse.

Alto-Chicapa é uma das três comunas do município do Cacolo, situada entre Cacolo a norte, Bié e Moxico a sul, Dala a leste e Malanje a oeste, com uma superfície de 6 mil 282 quilómetros quadrados.

A sua população, maioritáriamente camponesa, é de origem Lunda-Cokwe e se dedica a agricultura, pesca fluvial, caça, apicultura e exploração de recursos minerais e florestais.

Leia também
  • 04/02/2019 23:03:02

    Aulas de alfabetização condicionadas por falta de energia eléctrica

    Muconda- A falta de energia eléctrica em Cambongo, comuna de Cassai Sul, município do Muconda (Lunda Sul), tem condicionado as aulas de alfabetização e a prestação de serviços de saúde no posto médico da localidade.

  • 01/02/2019 23:23:21

    Inspectora-geral do MININT quer uma polícia mais pedagógica

    Saurimo - A inspectora-geral do Ministério do Interior (MININT), Margarida Jordão de Barros, reiterou hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), a necessidade dos efectivos da Polícia Nacional serem mais pedagógicos nas suas actuações na via pública, evitando actos que comprometam o órgão.

  • 01/02/2019 21:01:47

    SIC apresenta supostos marginais em Saurimo

    Saurimo - Trinta e seis marginais que se dedicavam a práticas de roubos, furtos qualificados e assaltos foram detidos, de 04 a 30 de Janeiro, do ano corrente, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) da Lunda Sul, revelou hoje, sexta-feira, o chefe do gabinete de Comunicação Institucional do órgão, António Sacuaia.

  • 29/01/2019 01:17:29

    Governo aumenta capacidade energética em Saurimo

    Saurimo - O governo da província da Lunda Sul vai iniciar, a partir de Fevereiro deste ano, um projecto para aumentar a capacidade energética no município de Saurimo, com a instalação de 12 Postos de Transformação (PT) com 630 (KVA), numa primeira fase.