Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Abril de 2012 | 19h47 - Actualizado em 06 Abril de 2012 | 19h47

Rei dos Mbundas realça importância da paz na vida socioeconómica do país

Moxico

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luena - A estabilidade socioeconómica que os angolanos vivem e o consequente crescimento sustentado, conseguidos graças a paz alcançada a 4 de Abril de 2002, foram no Luena (Moxico) realçados pelo Rei da tribo Mbunda, Mwene Mbandu III.

Em declarações à Angop, o soberano, abordado sobre o desenvolvimento da província do Moxico, durante a primeira década de paz, afirmou estar a caminhar para o rumo aceitável, facto que se consuma com a construção e reconstrução de infra-estruturas sociais.

Explicou que a estabilidade é verificada igualmente na livre circulação de pessoas e bens, apontando como exemplo os camponeses que percorrem grandes distâncias para chegar aos campos para prática da agricultura, pesca e caça, sem qualquer constrangimentos.

Para Mwene Mbandu III, a concessão de créditos de campanha para o fomento da agricultura, um projecto do governo angolano, está permitir as famílias sustentarem as suas vidas, o que se reveste num imperativo para o desenvolvimento das comunidades rurais.

Ressaltou também a remodelação das vias ferroviarias e rodoviárias permitindo com que as populações e as localidades se mantenham interligadas, a montagem de antenas das operadoras de telefonia móvel em todas as sedes municipais, como outros ganhos da paz.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 08/11/2018 17:31:48

    APROSOC facilita registo de 400 menores de cinco anos

    Luena - Quatrocentas menores vulneráveis, de cinco anos de idade, da comuna do Lucusse, província do Moxico, beneficiaram, de Julho até a presente data, de registo de nascimento gratuito e vacinas contra o tétano e a pólio, no âmbito do Projecto de Apoio à Protecção Social (APROSOC).

  • 03/11/2018 17:05:21

    Mais de dois mil animais de estimação serão vacinados na província

    Luena - Dois mil e 750 animais de estimação, entre cães, gatos e macacos, serão vacinados na província do Moxico, durante o mês em curso, disse hoje, sábado, no Luena, o chefe de secção dos serviços veterinários do gabinete provincial da Agricultura, Agnaldo Mutaleno.

  • 02/11/2018 18:52:22

    Militares no Moxico apelam a honra aos heróis

    Luena - Os militares das Forças Armadas Angolanas (FAA) na Reigão Militar Leste (RML), Moxico, consideram que uma das melhores formas de honrar os heróis do país é a luta e o trabalho para a edificação da democracia em Angola.

  • 02/11/2018 15:03:37

    Moxico: Ministro de Estado orienta retirada de paióis militares no perímetro da cidade

    Luena - O Ministro de estado e chefe da casa de segurança do Presidente da Republica, Pedro Sebastião orientou hoje no Luena, as autoridades militares no sentido de retirarem do perímetro do casco urbano da cidade do Luena, os paióis com material bélico, para se evitar tragédias desnecessárias.