Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Abril de 2012 | 19h47 - Actualizado em 06 Abril de 2012 | 19h47

Rei dos Mbundas realça importância da paz na vida socioeconómica do país

Moxico

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luena - A estabilidade socioeconómica que os angolanos vivem e o consequente crescimento sustentado, conseguidos graças a paz alcançada a 4 de Abril de 2002, foram no Luena (Moxico) realçados pelo Rei da tribo Mbunda, Mwene Mbandu III.

Em declarações à Angop, o soberano, abordado sobre o desenvolvimento da província do Moxico, durante a primeira década de paz, afirmou estar a caminhar para o rumo aceitável, facto que se consuma com a construção e reconstrução de infra-estruturas sociais.

Explicou que a estabilidade é verificada igualmente na livre circulação de pessoas e bens, apontando como exemplo os camponeses que percorrem grandes distâncias para chegar aos campos para prática da agricultura, pesca e caça, sem qualquer constrangimentos.

Para Mwene Mbandu III, a concessão de créditos de campanha para o fomento da agricultura, um projecto do governo angolano, está permitir as famílias sustentarem as suas vidas, o que se reveste num imperativo para o desenvolvimento das comunidades rurais.

Ressaltou também a remodelação das vias ferroviarias e rodoviárias permitindo com que as populações e as localidades se mantenham interligadas, a montagem de antenas das operadoras de telefonia móvel em todas as sedes municipais, como outros ganhos da paz.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 01/02/2019 21:27:44

    PN frusta tentativa de contrabando de combustível nos Bundas

    Luena - Vinte e quatro mil litros de combustível, que se destinava ao contrabando na República da Zâmbia, foram apreendidos pela Polícia de Guarda Fronteira de Angola (PGFA), nos postos terrestres do Muica e Malundo, comuna do Luvuei, município dos Bundas (Moxico).

  • 24/01/2019 19:40:23

    Anciã escapa de violação sexual no Luena

    Luena - Uma anciã de 72 anos de idade escapou, quarta-feira, no bairro Samafo, arredores da cidade do Luena, província do Moxico, de uma tentativa de violação sexual, presumivelmente perpetrada por um cidadão de 29 anos.

  • 23/01/2019 16:46:07

    Governador do Moxico quer administração moderna

    Luena - Os membros do governo provincial do Moxico foram, nesta quarta-feira, aconselhados, no Luena, a pautarem por uma administração moderna, baseada numa governação organizada, participativa, partilhada e dinâmica, onde a comunicação e consulta seja fundamental.

  • 20/01/2019 18:44:40

    Jovem apanhado em flagrante a vandalizar escola no Moxico

    Luena - Um jovem de 26 anos de idade foi apanhado, neste domingo, em flagrante, a vandalizar a escola primária 172, do bairro Vila Luso, arredores da cidade do Luena.