Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

04 Maio de 2012 | 16h23 - Actualizado em 04 Maio de 2012 | 16h23

Município de Ambriz assinala sábado 157º aniversário

Bengo

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Caxito - O município de Ambriz, 127 quilómetros a Norte da cidade de Caxito, capital da província do Bengo, assinala neste sábado o seu 157º aniversário, desde a ascensão à categoria de vila.

O Concelho de Ambriz foi criado a 5 de Maio de 1855.

A região é atravessada pelo Rio Loge, tendo a autoridade colonial portuguesa se efectivado a partir da criação do departamento administrativo.

Em declarações à imprensa, por ocasião da data, o administrador municipal de Ambriz, Januário Bernardo, apontou as acções de reconstrução e construção de infra-estruturas como os principais ganhos alcançados nos últimos tempos.

Disse que a pacificação do país permitiu ao Executivo angolano traçar linhas de força para o desenvolvimento do território nacional.

Explicou ainda que a paz permitiu a livre circulação de pessoas, facilitando as trocas de mercadorias entre os povos.

Considerou importante os angolanos de Cabinda ao Cunene preservarem a paz, que custou sacrifício aos angolanos.

Januário Bernardo disse que o país registou, com a conquista da paz, um crescimento no campo social e económico, destacando-se a construção de escolas, hospitais, centros médicos e postos de saúde, nas sedes comunais e povoações com maior concentração

populacional, residências, sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, energia eléctrica e estradas.

Por este facto, segundo o responsável, urge a necessidade de todos os munícipes darem o seu contributo na reconstrução do município e da província em geral, bem como preservarem as infra-estruturas colocadas à disposição da população.

Fez saber que o município do Ambriz constitui um dos exemplos da reconstrução nacional, com a reabilitação da estrada que liga a região à província vizinha do Zaire.

Solicitou paciência e calma dos habitantes da municipalidade e dos automobilistas que circulam na via, pois o executivo central e provincial do Bengo está empenhado para que a estrada seja asfaltada, permitindo que os seus utentes o utilizem com fluidez e

responsabilidade.

Reconheceu que ainda existe muito trabalho a fazer, mas é preciso que o pouco já consumado seja bem cuidado, a fim de o governo programar outros projectos básicos e principais.

Perspectivas para o ano em curso, entre outras acções, a reabilitação de todas escolas com três salas que serão ampliadas para quatro salas de aulas.

Para comemorar o 157º aniversário do município do Ambriz, que se assinala a (5 de Maio), estão a ser realizadas diversas actividades culturais, recreativas, religiosas e desportivas.

O município de Ambriz encontra-se a Norte com o município de Nzeto (Zaire), a Sul com o Dande, a Leste com o Nambuangongo e a Oeste com o Oceano Atlântico.

Conta com três comunas: Tabi, Bela Vista e sede (Ambriz), com uma população estimada em 17 mil 575 habitantes, que se dedicam na maioria à pesca artesanal, comércio rudimentar, caça e agricultura de subsistência.

Assuntos Província » Bengo  

Leia também