Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

14 Maio de 2012 | 13h06 - Actualizado em 15 Maio de 2012 | 10h34

Angola preside encontro do grupo de países africanos na Expo Yesou 2012

Coreia do Sul

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Comissária angolana na Expo Yesou 2012, Albina Assis

Foto: Angop

Yeosu (Dos enviados especiais) - O grupo de países africanos presentes na Expo Yeosu 2012 manteve nesta segunda-feira um encontro de concertação destinado a passar em revista aspectos organizacionais que contribuam para uma efectiva e salutar participação neste evento de dimensão universal.
 

Por iniciativa de Angola, no encontro, no qual participaram representantes da Argélia, Tunísia, Tanzânia, Gabão, Senegal, Quénia, Guine-Equatorial, Rwanda, Sudão e Eritreia, decidiu-se pela elaboração de um memorando para ser apresentado ao presidente dos comissários que, por sua vez, o fará chegar ao Bureau Internacional da Expo.
 

Basicamente, conforme explicou a Comissária angolana Albina Assis, no final do encontro, à Angop, o memorando inscreve questões como a organização dos bazares dos países africanos, algumas dificuldades na acreditação e o elevado custo das taxas aduaneiras.
 

Estas dificuldades, esclareceu, decorrem do facto de alguns países africanos estarem a ser patrocinados pelo país organizador, no caso a Coreia do Sul, devido a sua situação financeira nacional.
 

Mas, defende Albina Assis, este facto não implica que tenham menos direitos que os outros, nunca foi assim e espera que também aqui não seja assim.
 

"Eles são ajudados, são custeados, mas têm a sua dignidade e esta dignidade tem que ser mantida", referiu, justificando a necessidade de concertação permanente do grupo de países africanos, para que o continente saia dignificado deste evento.
 


O continente africano está representado por 25 países. Pela  Comunidade dos Países de Língua Portuguesa estão  Angola e Timor Leste, enquanto pela SADC (Comunidade dos Países da África Austral), se encontram Angola, Tanzânia e Seychelles.

A CPLP é constituída por Angola, Moçambique, Timor-Leste, Portugal, Guine-Bissau, Brasil, Cabo-Verde e São Tome e Príncipe, enquanto fazem parte da SADC, África do Sul, Angola, Botswana, Ilhas Maurícias, Moçambique, Malawi, Namíbia, Tanzânia, Seycheles, Lesotho, Suazilândia, Zâmbia, Zimbabué e Republica Democrática do Congo.
 

A Expo Yesou 2012 conta com a participação de 105 países e 10 organizações internacionais e decorre sob o tema "A vida dos Oceanos e Costas".

Assuntos Angola  

Leia também