Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

17 Agosto de 2012 | 20h12 - Actualizado em 17 Agosto de 2012 | 20h12

Moxico irá ganhar 94 novas escolas primárias em 2013

Educação

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luena – A província do Moxico irá ganhar 94 novas escolas de ensino primário, em 2013, cuja primeira pedra foi lançada hoje, pelo governador provincial, João Ernesto dos Santos “Liberdade”.

Ao falar à imprensa, o director do Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP) no Moxico, Hélder Willy Cahilo, disse que os novos empreendimentos escolares, enquadra-se no Programa de Investimentos Públicos (PIP) do governo local, que visa reduzir o número de crianças fora do sistema normal de ensino.

Segundo o responsável, os novos empreendimentos escolares serão edificados em todos os nove municípios da província, 51 das quais no município do Moxico (sede), quatro nos Bundas, Alto-Zambeze e Luau com duas escolas cada, ao passo que as restantes circunscrições beneficiarão de uma escola cada.

Fez saber que no município do Moxico, as obras terão a duração de seis meses e, com a conclusão das referidas escolas, serão absorvidos mais de mil e 893 alunos de iniciação a 6ª classe. Explicou ainda que as novas escolas serão de tipo T14 e T11, cujo orçamento está avaliado em 264 milhões de kwanzas.

Hélder Willy Cahilo prevê que até finais de 2014, a província do Moxico não terá mais crianças fora do sistema normal de ensino, a julgar pelo número de estabelecimento de ensino a serem construídos na região e que irão proporcionar de mais de 480 novas salas de aulas.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 16/02/2019 10:10:54

    Sacerdote aponta segredos para relacionamento feliz

    Luena - O padre da Diocese do Luena, Alberto Lingunja, apontou o conhecimento prévio e abstenção do sexo na fase do namoro, respeito, diálogo constante e demonstração de afecto de forma contínua como segredos para um relacionamento feliz e duradouro.

  • 16/02/2019 03:06:07

    Mulher violada sexualmente no mercado do KM5

    Luena - Uma mulher de 18 anos de idade foi violada sexualmente no mercado do KM5, arredores da cidade do Luena, província do Moxico, por um indivíduo de 30 anos.

  • 01/02/2019 21:27:44

    PN frusta tentativa de contrabando de combustível nos Bundas

    Luena - Vinte e quatro mil litros de combustível, que se destinava ao contrabando na República da Zâmbia, foram apreendidos pela Polícia de Guarda Fronteira de Angola (PGFA), nos postos terrestres do Muica e Malundo, comuna do Luvuei, município dos Bundas (Moxico).

  • 24/01/2019 19:40:23

    Anciã escapa de violação sexual no Luena

    Luena - Uma anciã de 72 anos de idade escapou, quarta-feira, no bairro Samafo, arredores da cidade do Luena, província do Moxico, de uma tentativa de violação sexual, presumivelmente perpetrada por um cidadão de 29 anos.