Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

20 Outubro de 2012 | 01h15 - Actualizado em 20 Outubro de 2012 | 01h15

Município de Mucaba ganha várias infra-estruturas sociais

Uíge

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Mucaba - O município de Mucaba, 62 quilómetros a Norte da cidade do Uíge, ganhou desde princípio deste ano à data presente, vários empreendimentos sociais, no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza, visando à melhoria das condições de vida da população.


Trata-se de 35 casas evolutivas, 44 escolas, um mercado municipal, residências dos médicos e enfermeiros, um hospital municipal de referência, que funciona com vários serviços essenciais, lavandaria, dois centros de saúde e 10 postos médicos, assim como uma quadra desportiva, obras erguidas na sede municipal e em diferentes localidades da circunscrição.


O anúncio foi feito sexta-feira, pela administradora municipal de Mucaba, Piedade Samuel Hebo, na cerimónia de abertura da II edição das festividades da sede de Mucaba, que completa 41 anos desde que foi elevada à categoria de vila.


A gestora enumerou igualmente outras infra-estruturas sociais em curso no município, como 20 casas sociais na aldeia Kipemba, um centro cultural da juventude na sede do município, cinco salas de partos nas localidades de Mucongue, Mpelo, Nkengue e Mbongui-a-Nfinda, 15 casas evolutivas na aldeia Kikatikati II, respectivamente.


No seu discurso, exortou a população local a festejar de forma ordeira e cívica, primando pela unidade e reconciliação de todos filhos e amigos da terra, para juntos contribuírem para o desenvolvimento da região.


"Queremos aqui associar a essas palavras com o esforço e orientação do executivo angolano, em particular da nossa província, que tem implementado vários programas e a criação de condições básicas da população, com destaque ao programa de combate à fome e à pobreza com que nos últimos dias o município tem atingido resultados significativos", enalteceu. 


Quanto ao ramo energético, o município é iluminado através de uma central térmica, cuja capacidade não foi revelada, que abrange igualmente ao uso domiciliário das residências, no período nocturno.


Sublinhou estar em curso também um programa de canalização de água potável para a sede municipal e bairros periféricos, augurando que nos próximos dias a distribuição de água conheça melhorias significativas.


O município de Mucaba é composto por uma comuna de Wando, seis regedorias, 52 aldeias. Passou à concelho administrativo por despacho nº 4.153 de 01 de Setembro de 1971, comemora 41 anos de existência. Tem uma população estimada em 86 mil 717 habitantes.

Assuntos Província » Uíge  

Leia também
  • 12/11/2018 12:43:37

    População da Lunda Norte e Uíge beneficia de sistemas de água

    Caungula -Três mil habitantes dos bairros Cambaxi, Lukokessa e Saikaxi, na periferia da sede do município de Caúngula, na Lunda Norte, já têm água potável, pela primeira vez, próximo das suas residências, com a inauguração, domingo, de sistemas de perfuração do solo.

  • 11/11/2018 08:28:25

    Metade das residências do Quilomoço entregue aos respectivos moradores

    Uíge - Quinhentas e cinco residências da centralidade Horizonte do Quilomoço, na cidade do Uíge, foram entregues aos moradores, desde o passado mês de Agosto, data de início do processo de comercialização.

  • 05/11/2018 17:29:33

    Mais de 20 crianças recebem BI no primeiro dia da campanha no Uíge

    Uíge - Vinte e sete crianças, dos seis aos 17 anos de idade, que apresentaram os processos completos (fotocopias integrais), adquiriram, sábado último, nesta cidade, os seus Bilhetes de Identidade (BI), no âmbito da campanha denominada "BI Dipanda", em saudação ao 11 de Novembro, dia da independência nacional.

  • 05/11/2018 12:21:59

    Chuva desaloja mais de mil famílias no Kimbele

    Uíge - Mil e 61 famílias de várias povoações do município de Kimbele ficaram sem abrigo, em consequência da chuva d nos últimos dias na região, tendo destruído 214 residências.