Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

10 Fevereiro de 2013 | 12h05 - Actualizado em 10 Fevereiro de 2013 | 12h05

Implementação do Programa de Desenvolvimento Rural e combate à Pobreza

Moxico

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luena - O administrador municipal dos Bundas, José Miguel Mandunda, manifestou-se satisfeito este sábado com a implementação do Programa Integrado Municipal de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, pois está a melhorar as condições de vida das populações.

Em entrevista à Angop, o responsável disse que, com os fundos do programa (não relevados), as administrações municipais conseguem aproximar os serviços sociais básicos às comunidades, o que seria difícil esperar pelo governo central ou provincial, devido às inúmeras responsabilidades e a extensão territorial do país ou da província.

Para ele, é mais fácil e rápido a intervenção local do que a central, pois as administrações municipais conhecem a realidade das populações e as suas dificuldades.

Quanto aos valores alocados, é de opinião que fossem acrescidos e fossem diferenciados de acordo com a extensão dos municípios.

No âmbito do referido programa, José Miguel apontou que estão em fase conclusiva 50 casas evolutivas na localidade de Luanguinga e em outras áreas estão em construção duas escolas, jangos comunitários, farmácias, dois postos de saúde, obras iniciadas em finais de 2012.

Acrescentou que o programa de municipalização dos serviços de saúde está a ajudar na aquisição de medicamentos e equipamentos para os hospitais, centros e postos de saúde.

De igual modo, na educação, a administração está a trabalhar para reduzir o número de alunos fora do sistema de ensino, construindo novas escolas para a absorver mais crianças em idade escolar.

No município, estão em curso outros projectos de subordinação provincial e central, como o sub-programa habitacional de 200 fogos, dos quais, 100 estão em execução.

O administrador lamentou o facto de o seu município ainda não ser contemplado com micro-créditos de campanha agrícola, mas tranquilizou os associados que a administração está a fazer contactos com a UNACA e a direcção provincial da Agricultura para que este ano as associações que têm documentos organizados consigam obter crédito bancário.

O município dos Bundas é um dos nove que compõem a província do Moxico, a sua sede, Lumbala-Nguimbo, dista a 357 quilómetros a sul do Luena, tem uma população estimada em mais de 52 mil habitantes, que povoam os 41.154 quilómetros da sua extensão territorial.

Administrativamente está subdividido em seis comunas, nomeadamente Lutembo, Sessa, Chiúme, Luvuei, Mussuma e Ninda.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 16/11/2018 17:26:03

    Falta de apoios condiciona arranque de projecto agrícola da ANDA no Moxico

    Luena - A falta de instrumentos agrícolas como enxadas, charrua, tractores e sementes condiciona o arranque do Projecto Agrícola da Associação Nacional de Deficientes de Angola (ANDA), na localidade do Sacassnge, a 15 quilómetros a sul da cidade do Luena.

  • 14/11/2018 11:07:57

    PN remove dois cadáveres nas últimas 72 horas

    Luena - Dois cadáveres foram removidos nas últimas 72 horas, pela Polícia Nacional, na localidade de Cangonga, e no bairro Aço, arredores da cidade do Luena, Moxico, indica uma nota de imprensa da corporação entregue hoje, terça - feira à Angop.

  • 13/11/2018 16:51:13

    Autoridades tradicionais denunciam contrabando de combustível no Luau

    Luau - As autoridades tradicionais do município do Luau (Moxico), denunciaram hoje, terça-feira, na circunscrição, eventuais casos de contrabando de combustíveis praticados por supostos cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), o que contribui na escassez dos derivados de petróleo na região.

  • 11/11/2018 13:43:52

    ISPPW vai traduzir manuais sobre autarquias em Tchokwé

    Luena - O Instituto Superior Politécnico Privado Walinga (ISPPW) do Moxico vai traduzir de português para língua nacional Tchokwé os manuais a serem produzidos sobre as autarquias locais, para permitir maior compreensão dos conteúdos por parte da população.