Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

21 Fevereiro de 2013 | 09h01 - Actualizado em 21 Fevereiro de 2013 | 13h03

Imagem da Nossa Senhora da Muxima ganha dimensão internacional - considera padre

Igreja Católica

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda - O padre da paróquia de Santo António, sita no Kifangondo, Francisco Lumuangano, considerou, em Luanda, que a imagem da Nossa Senhora da Muxima já começa a ganhar notoriedade internacional, um facto que nos anos passados era  apenas "reservado", maioritariamente, à comunidade católica em Angola.

O religioso teceu tal opinião nesta quinta-feira à Angop, a propósito da entronização da figura da "Nossa Senhora da Muxima", prevista para o próximo mês de Março, na República da Argentina, cujo acto vai contar com a participação de uma delegação do Ministério da Cultura e da Igreja Católica Angolana.

Para o padre Francisco Lumuangano, este ganho para a Igreja Católica tem um significado particular uma vez que, por altura da peregrinação ao Santuário da Muxima, isso, no mês de Setembro, o país começa a acolher pessoas que vêm de outros pontos do mundo, especialmente para participar da devoção.

Para si, a personagem Bíblica Maria, mãe de Jesus Cristo, é um exemplo de fidelidade à vontade de Deus para as mulheres.

De acordo com Francisco Lumuangano, o santuário da Nossa Senhora da Muxima tem uma dimensão especial, tal como a imagem de Fátima tem para Portugal e a de Lourdes, para a França.

"Em Angola, embora ainda não tenha um igual número de turistas como a imagem de Lourdes tem na França, com o empenho de cada católico poderá se chegar à tal posição", concluiu o religioso.

Quanto à localização desse monumento católico, pelo seu símbolismo histórico, a Igreja Nossa Senhora da Muxima (que quer dizer Coração na língua nacional Kimbundu), construída no final do século XVI, foi considerada monumento nacional em 1924. 

Assuntos Província » Luanda  

Leia também