Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Novembro de 2013 | 18h05 - Actualizado em 12 Novembro de 2013 | 18h05

Uíge: Várias inaugurações nos festejos da independência nacional

Negage - A inauguração de infraestruturas sociais na Comuna de Dimuca, Município do Negage, provincia Uige, marcaram, segunda feira, naquela localidade, as comemorações dos 38 anos da independência nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Trata-se  das inaugurações de  duas escolas primárias com seis salas de aulas cada, com capacidade de albergar 960 alunos em dois turnos, um posto de saúde, com capacidade de  internar mais de 10 pacientes e residência dos administradores da comuna.

As obras  estiveram a cargo de duas empresas  de construção de civil nacionais e duraram seis meses, cujos custos não foram avançados.

As infraestruturas  passam a beneficiar  a população das aldeias de  Vunge, Zanda e Mussungo Angombe, no Dimuca, com uma população  estimada  em  27 mil 523 habitantes, distribuídos em 33 aldeias, 12 regedorias, numa extensão de 88 quilómetros quadrados.

O administrador comunal , Bernardo  Cauessa, mostrou-se satisfeito pelo facto e disse  que mais de 400 alunos que estudavam ao relento  encontraram  locais  condignos para aprender a ler e escrever, acrescentando que só neste ano lectivo foram matriculados  dois mil 884 alunos  do  I e II ciclos de ensino.

O Regedor adjunto,  na sua mensagem ao acto final das comemorações, frisou  que  na  regedoria foram  alfabetizadas   este ano lectivo 145 pessoas  dos  cinco mil habitantes  maioritariamente agricultores.

No acto de massas a administradora  municipal do Negage, Rosa Pedro Afonso Garcia, exigiu  as comunidades no sentido de protegerem  as infraestruturas  para beneficiarem  também as futuras gerações .

Adiantou que  os imóveis escolares  e de saúde  são ganhos da independência nacional que poderão crescer dia após dia, porque o executivo nacional  predispôs-se  implementar  vários  projectos sociais aquando das eleições gerais no país.

“ O governo neste ano  construiu no Município do  Negage, 72 novas salas de aulas  incluindo 38 na comuna do Dimuca, num total de  68 escolas entre  primárias, secundárias e do ensino médio”, disse, acrescentando que  agora  existem novas realidades com a criação de novas  infraestruturas sociais  e vários projectos  que fazem  com que o país cresça em todas vertentes sociais.

Assuntos Angola   Província » Uíge  

Leia também
  • 16/11/2018 12:45:35

    Governo apela apoio à pessoas com deficiência

    Uíge - A realização de mais acções de apoio à pessoas com deficiência física foi defendida hoje, sexta - feira, nesta cidade, pelo chefe de departamento de gestão, orçamento e contabilidade do governo provincial do Uíge, Makubikua Francisco Vete Miguel.

  • 15/11/2018 19:51:04

    Televisão pública lidera audiências em Angola

    Luanda - A Televisão Pública de Angola (TPA) lidera as audiências televisivas angolanas no plano nacional, com 24,9 porcento, indica um estudo da Marktest Angola a que a ANGOP teve acesso esta quinta-feira, em Luanda.

  • 12/11/2018 12:43:37

    População da Lunda Norte e Uíge beneficia de sistemas de água

    Caungula -Três mil habitantes dos bairros Cambaxi, Lukokessa e Saikaxi, na periferia da sede do município de Caúngula, na Lunda Norte, já têm água potável, pela primeira vez, próximo das suas residências, com a inauguração, domingo, de sistemas de perfuração do solo.

  • 11/11/2018 10:00:46

    Arcebispo valoriza Operação Resgate

    Saurimo - O arcebispo da arquidiocese de Saurimo (Lunda Sul), Dom José Imbamba, afirmou, sexta-feira, em Saurimo, que a Operação Resgate, em curso no país, é uma medida que se impõe para se por ordem no ordenamento social de Angola.